Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de dezembro de 2010

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PREMIA TRABALHO DO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL NA BACIA DO RIO XINGU






MMA premia restauração de APPs com plantio mecanizado nas cabeceiras do Xingu 

10/12/2010 - ISA

O trabalho de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) por meio do plantio mecanizado de florestas, realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA) na Bacia do Rio Xingu em Mato Grosso, no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, foi premiado nesta quarta-feira, dia 8, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).


A iniciativa ficou em primeiro lugar na chamada pública de práticas inovadoras em revitalização de bacias hidrográficas, na categoria Organizações Sociais. O evento de premiação foi realizado em Brasília e contou com a presença do ministro interino do Meio Ambiente, José Machado, e representantes de órgãos ambientais.

A experiência denominada “Recuperação das Nascentes e Matas Ripárias na bacia do Xingu através do Plantio Mecanizado de Florestas” obteve 88 pontos no tema Conservação e recuperação de solos, água e biodiversidade. A restauração florestal é uma das linhas de ação da Campanha Y Ikatu Xingu. Em quatro anos, mais de 2 mil hectares de nascentes e matas ciliares foram colocadas em processo de restauração nas cabeceiras do Rio Xingu em Mato Grosso.

Rodrigo Junqueira, coordenador-adjunto do Programa Xingu, do ISA, e da Campanha Y Ikatu Xingu, afirma que a premiação do MMA representa um importante reconhecimento. “Sabemos que restaurar dois mil hectares ainda é pouco em relação ao tamanho do passivo, mas sabemos também que esse pouco tem sido muito mais do que tem sido feito pelo Brasil afora, especialmente na Amazônia. Não foi por acaso que essa iniciativa foi a única premiada nesse bioma. Temos conseguido desenvolver um arranjo que gera renda com inclusão socioambiental promovendo a restauração e valorização da floresta”.

No plantio mecanizado de florestas, diversas espécies de sementes nativas são misturadas e colocadas em maquinários agrícolas, como a plantadeira e a lançadeira de sementes, para realizar o plantio direto. Essa mistura é chamada de “muvuca” e foi aperfeiçoada pela equipe de restauração florestal do ISA para se adaptar às necessidades da região da Bacia do Rio Xingu, que abriga vegetação de cerrado e floresta amazônica. A técnica oferece diversas vantagens, além de ser mais rápida e barata em relação ao plantio de mudas.

Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas

A 1ª chamada pública para a seleção de Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas no Brasil foi realizada através do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas e do Programa Água Doce. Ao todo, sete iniciativas em todo o país foram premiadas, dentro dos temas: “educação ambiental” e “conservação recuperação de solos, água e biodiversidade

ISA, Fernanda Bellei.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br