Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de abril de 2011

TRANSPOSIÇÃO: TUNEL VISTORIADO POR LULA EM DEZEMBRO DESABA


Túnel Cuncas I da obra da transposição desabou há uma semana (foto BLOG ARACATI)

29/4/2011
 
Transposição do Rio São Francisco. Túnel vistoriado por Lula em dezembro desaba
 
Parte do túnel Cuncas I, passagem de 15 quilômetros de extensão entre os Estados do Ceará e da Paraíba que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco, desabou há uma semana, mas a notícia só foi confirmada ontem pelo governo. 


Em dezembro, a obra foi uma das últimas visitadas por Luiz Inácio Lula da Silva antes de deixar a Presidência da República.


A reportagem é de Carmen Pompeu e publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, 29-04-2011.


Operários que trabalham na perfuração levaram um susto quando parte do teto da obra ruiu. Ninguém se machucou. O túnel liga os municípios de Mauriti, no Ceará (a 491 km de Fortaleza), a São José de Piranhas, na Paraíba. 


De acordo com apuração no local feita pelo repórter Antônio Vicelmo, correspondente no Cariri do jornal cearense Diário do Nordeste, os construtores tentaram evitar que a notícia sobre o desabamento viesse à tona - por isso o intervalo de tempo entre o incidente e a divulgação do fato.


Segundo o jornalista Alex Gonçalves, do blog Radar Sertanejo, os fiscais não permitem o acesso de repórteres ao local do acidente, que permanece fechado. Dos 80 metros da passagem que foram construídos até agora, 50 acabaram ficando fechados após o desmoronamento.


Gonçalves contou que o acidente aconteceu por volta das 11h30 de quarta-feira da semana passada, véspera do feriado de Tiradentes e da Páscoa. Uma pedra de aproximadamente 18 toneladas caiu sobre uma escavadeira hidráulica L250, também chamada de jumbo, que era utilizada pelos operários na escavação do túnel.


Um funcionário afirmou que, quando a rocha desabou, os trabalhadores ouviram um barulho e saíram correndo de dentro do túnel.


Imprevisto
A assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional divulgou ontem nota informando que "o deslizamento de solo na entrada do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo Norte, localizado no município de Mauriti, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, aconteceu devido à consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto".


A nota adverte que, nas escavações de túneis em solo, "podem ocorrer imprevistos geológicos que induzem a ruptura de teto, acarretando, assim, o desprendimento da terra". Nesses casos, ainda segundo a nota, geralmente é feito o preenchimento do solo da região afetada e, em seguida, retomada a escavação.


O ministério informou ainda que todas as atividades são monitoradas para garantir a segurança dos trabalhadores. "Ressaltamos, portanto, que não houve qualquer dano físico entre os trabalhadores", afirma o texto.


O consórcio de empreiteiras responsável pela execução do trecho suspendeu as atividades na entrada do túnel para novas análises. Outras duas frentes de serviços, no meio e na saída da passagem, estão funcionando normalmente.
Fonte: I HUMANITAS UNISINOS
 







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. A desculpa é boazinha ... Caro vai ser remendar e aprovar novas licitações da rebimboca da parafuseta do parafuso que conserta rachaduras de túnel , que é importado e caríssimo , custando as vezes o preço das mansões que algum administrador adquirira na época do ocorrido .
    Mas é assim mesmo ...ainda bem que tem bastante dinheiro de imposto dos bobos contribuintes da Nação .

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br