Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de julho de 2011

SOS APA GUAPIMIRIM - LIXO E ÓLEO AMEAÇAM GUAPIMIRIM





Biólogo encontra lixo e óleo em APA de Guapimirim


24/07 às 23h43 Wilson Mendes (wilson.mendes.personale@oglobo.com.br)
RIO - Último suspiro de vida da Baía de Guanabara, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim está ameaçada. O biólogo Mario Moscatelli, do projeto Olhoverde, sobrevoou a área e encontrou, além de esgoto in natura e lixo, uma mancha de óleo de dois quilômetros no Rio Guaxindiba, entre São Gonçalo e Itaboraí, um dos cinco grandes rios que deságuam na baía pela APA. O biólogo encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) contra as prefeituras dos dois municípios e a Cedae.
- A perda de espécies animais pode chegar a 90%. Está acontecendo com o Rio Guaxindiba o mesmo que foi feito do Sarapuí e com o Iguaçu, que se transformaram em valões. Com o Comperj, todos os rios estão ameaçados - declarou Moscatelli.
A denúncia foi encaminhada também para a Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, presidida pela deputada Aspásia Camargo (PV). A parlamentar acredita que a ameaça recai sobre toda a baía.
- Cobraremos prefeituras e estado. O problema da falta de saneamento piora com o Comperj. A APA é o único frescor da Baía de Guanabara - declarou.
A Cedae informou que não responde pela coleta de esgotos nas cidades e que terminará, em 2012, a estação de tratamento de São Gonçalo, iniciada há 15 anos. A prefeitura de São Gonçalo só se pronunciará depois de acionada pelo MPF. Já a prefeitura de Itaboraí afirmou que todo o lixo da cidade é encaminhado para um centro de tratamento. Fonte: O GLOBO



    BLOG SOS RIOS DO BRASIL
    ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
    Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
    Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

    Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

    ....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

    COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
    No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
    AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

    E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br