Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de julho de 2011

SOS PESCADORES AMEAÇADOS DE MORTE NA RESERVA MAMIRAUÁ (AM)


 Pescadores Mamirauá despesca pirarucu manejado
O Estado de S.Paulo
Pirarucu é motivo de briga entre pescadores em 
Mamirauá (AM)

Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM) denunciam ameaças de morte de pescadores profissionais de Fonte Boa, cidade vizinha à reserva.
A denúncia foi encaminhada em forma de carta a pesquisadores e jornalistas. Os ribeirinhos afirmam que pescadores de Fonte Boa estão invadindo a reserva e burlando um acordo de pesca.
A carta é escrita em nome de 16 comunidades (cerca de 214 famílias ou 1.070 pessoas). "É uma região em que se formam lagos na vazante, que ficam cheios de peixe. Existe um acordo entre os pescadores da reserva e os de Fonte Boa, que podem pescar em alguns dos lagos. A queixa é que os "de fora" estão invadindo a área à força e pescando em lagos que não lhes foram destinados, além de não respeitarem o período em que a pesca é proibida", afirmou uma fonte que já trabalhou em Mamirauá e não quis se identificar.
Ele diz que recebeu dois chamados de socorro dos ribeirinhos, um deles relatando disparo de tiros. Os moradores da RDS fazem manejo do pirarucu. Têm autorização do Ibama para a captura em três meses do ano. "Por esse trabalho, temos sofrido muitas ameaças de morte", diz a carta.
O chefe do Departamento de Manejo e Geração de Renda do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (Ceuc), Guillermo Moisés, esteve no local no final de junho. "O zoneamento pesqueiro da região ainda não saiu. Deverá ser finalizado até agosto e abrimos outras áreas aos pescadores da cidade. Enviamos um técnico anteontem para acompanhar de perto o conflito." / KARINA NINNI - JORNAL O ESTADÃO
COM A PALAVRA A POLICIA MILITAR DO AMAZONAS, A POLÍCIA FEDERAL, O MINISTÉRIO PÚBLICO E O IBAMA.  ESPERAMOS QUE NÃO TENHAMOS QUE CHORAR MAIS MORTES DE AMBIENTALISTAS NO AMAZONAS!  


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br