Lançamento_Semana_da_Água_DSC05988
Nanci Begnini Giugno e Maria de Lourdes da Cunha Wolff no lançamento da Semana da Água
A apresentação foi feita pela presidente da Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Rio Grande do Sul), engenheira Nanci Begnini Giugno, e pela coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, durante o painel “Da Eco 92 à Rio+20”.
A Semana da Água terá abertura oficial no sábado, dia 2 de outubro, em Santa Maria, RS.
Este ano, pela primeira vez, o programa é organizado por bacias hidrográficas, regiões em que toda a água converge para um curso principal. O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas, e cada uma tem um Comitê de Bacia Hidrográfica, com representantes dos usuários da água, da população da bacia e também do Estado. 
A presidente da Abes-RS, engenheira Nanci Begnini Giugno, chama atenção para a importância da inserção da sociedade na defesa e preservação da água, começando por identificar a bacia hidrográfica em que sua cidade está situada.  
A coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, convida o público a prestigiar as ações que vão se desenvolver em todo o Estado no sentido de demonstrar que a defesa da água é uma questão de sobrevivência. 
Durante a Semana da Água haverá espetáculos de música, teatro, cinema, oficinas, visitas, passeios, rodeios, desfiles, rituais, exposições, painéis, cursos, palestras, conferências, seminários, recitais, concertos, trilhas, passeatas, mutirões e abraços aos mananciais: tudo para mostrar que é imprescindível respeitar a natureza. 
Informe as atividades que serão desenvolvidas em sua localidade para podermos apoiar na divulgação (comunica@abes-rs.org.br)
Semana da Água 2011 
Banner da Semana da Água 2011De 1º a 8 de outubro de 2011, em todo o Rio Grande do Sul, ocorre a 18ª Semana Interamericana da Água e a 11ª Semana Estadual da Água, com a participação da comunidade, especialmente crianças em idade escolar. 
A coordenação da Semana da Água – feita pela Abes-RS em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – utiliza diversos meios para se comunicar com a população e mostrar que é imprescindível para a própria sobrevivência conservar e proteger os mananciais de água, as nascentes, os arroios, rios, lagoas e banhados.
É importante alertar as pessoas para o fato de que existe estreita relação entre água e saúde: se a água não for usada adequadamente, pode se transformar em fonte de doença e de morte.
De onde vem a água que usamos?
O lema da Semana da Água 2011 é uma pergunta e visa a refletir sobre o percurso da água e sobre o impacto que o uso inadequado dessa água pode provocar ao longo do caminho.
Bacias Hidrográficas
Este ano, pela primeira vez, o programa é organizado por bacias hidrográficas, regiões em que toda a água converge para um mesmo curso principal.  O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas, e cada uma tem um Comitê de Bacia Hidrográfica, com representantes dos usuários da água, da população da bacia e também do Estado.
Objetivo da Semana da Água
Ajudar a alcançar as metas estabelecidas pela comunidade internacional, contidas na Agenda 21 e na Declaração do Milênio (até 2015, reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta).
As ações promovidas na Semana da Água visam a:
  1. discutir e aprofundar questões relativas à água, em todos os níveis;
  2. impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água;
  3. incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada um faça a sua parte em favor da sustentabilidade.
Histórico
No Brasil, a Semana Interamericana da Água foi celebrada pela primeira vez em 1994, no Rio Grande do Sul. Foi inspirada no Dia Interamericano da Água, criado pela Opas (Organização Panamericana da Saúde) e pela Aidis (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental) no XIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cuba, 1992).
Após a primeira celebração do Dia Interamericano da Água, a Abes considerou que o período era muito curto, instituindo, então, a Semana da Água, que é promovida todos os anos no início da primavera.
No ano passado houve mais de 1.400 atos desenvolvidos nas cidades e na zona rural por instituições e empresas ligadas ao saneamento, escolas, centros de tradições, clubes de serviço, ongs, comitês de bacia e prefeituras, Brigada Militar e outras entidades interessadas na preservação do ambiente natural. Mais de um milhão de pessoas participaram da organização das atividades ou assistiram às apresentações.
FONTE: PORTAL ABES