Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2012

BAIXO NÍVEL DAS ÁGUAS DO RIO URUGUAI PREJUDICA PROFISSIONAIS DA PESCA

Estiagem prejudica pescadores


Baixo nível do rio Uruguai e de seus afluentes praticamente inviabiliza a atividade dos profissionais da Colônia Z-22, de Iraí

Durante seis dias de trabalho depois da piracema, Luiz Carlos Amaro não conseguiu capturar sequer um peixe<br /><b>Crédito: </b> ANDRÉ PIOVESAN / ESPECIAL / CP
Durante seis dias de trabalho depois da piracema, Luiz Carlos Amaro não conseguiu capturar sequer um peixe
Crédito: ANDRÉ PIOVESAN / ESPECIAL / CP
Obaixo nível do rio Uruguai e o acúmulo de resíduos causado pela falta de chuva afetam a atividade dos profissionais integrantes da Colônia de Pescadores Z-22, de Iraí. O presidente da Colônia, Luiz Carlos Amaro, relata que, em seis dias de trabalho depois de encerrado o período de defeso em razão da piracema, suas redes não conseguiram capturar sequer um peixe. Há quase três meses não chove consideravelmente na região do Médio Alto Uruguai. A pesca também está praticamente inviável nos afluentes do rio Uruguai, como o Várzea e o Mel, em Iraí.

Em alguns pontos do maior rio do Norte do Estado, pode-se percorrer vários metros do leito com a água alcançando apenas o tornozelo. Em outros, mais profundos, chega a molhar o joelho. "Estamos preocupados com a nossa subsistência, com a qualidade do rio e com a vida das espécies", afirma Amaro. Segundo o pescador, poucos profissionais estão conseguindo trabalhar. O presidente da Z-22 aponta como uma das alternativas para amenizar a situação e proteger os peixes é a retomada do defeso.

Em Uruguaiana, na região Fronteira-Oeste, a presidente da Colônia de Pescadores Z-9, Kerlen Ramos Fernandes, é contra a retomada do defeso. Segundo ela, os 280 profissionais associados à entidade não têm outra fonte de renda e o resultado da pesca tem sido satisfatório sem pôr em risco o meio ambiente e a preservação da fauna do manancial.

Já o presidente da Associação dos Pescadores de Uruguaiana, Antônio da Silva, defende a suspensão da pesca, por prazo a ser estudado entre órgãos ambientalistas e profissionais, até que o nível das águas se estabilize e o processo de reprodução, atrasado em razão das condições climáticas, se complete. Conforme a Delegacia Fluvial, o nível do rio Uruguai estava nessa quarta-feira em 1,72 metro. A média para o período seria de 3,5 metros.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br