Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2012

PREFEITO DE MANAUS PODERÁ ROMPER CONCESSÃO COM A EMPRESA ÁGUAS DO AMAZONAS


Questão da água em Manaus


Publicado Sábado, 18 Fevereiro, 2012 .
Por Wilker Barreto


Meus amigos, não nos causou estranheza o fato de que o prefeito Amazonino Mendes pretende romper o Contrato de Concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Rede de Esgoto celebrado com a empresa Águas do Amazonas. Desde a repactuação, ocorrida em 2007, a empresa nunca conseguiu alcançar as metas estabelecidas e em que pese produzir água para 3 milhões de habitantes e também nunca conseguiu fazê-la chegar aos lares manauaras.

Em 2009,fomos relatores da Comissão Especial da Água e já apontávamos que “mesmo pós repactuação a Empresa Águas do Amazonas não conseguia cumprir a maioria das metas, valendo-se de prorrogações, aditivos e extensões de prazo para tentar cumprí-las. As metas estabelecidas para determidado ano, somente seriam atingidas nos dois ou três anos seguintes”.
Ainda em nosso relatório, “sugerimos imediata suspensão da cobrança da taxa de esgoto em virtude das precaríssimas instalações das Estações de Tratamento de Esgoto que fazem tão somente a coleta, negligenciando o tratamento”. Mencionamos ainda que a E.T.E. de Educandos, a maior da cidade, funciona muito aquém das necessidades.
Fomos além, “somente não sugerimos a reestatização porque o Poder Público não dispõe de condições orçamentário-financeiras de injetar RS 70 milhões de reais por ano em um sistema colapsado, que consegue produzir água, mas que não consegue distribuí-la”. Ademais, a gestão pública moderna recomenda outros tipos de intervenção que não a retomada dos serviços pelo Poder Público.  
A única certeza que temos é que a situação não pode continuar como está. Temos esperança que boas novas nos sejam apresentadas depois do carnaval. Continuaremos vigilantes e firmes fiscalizando a empresa, como na última audiência pública no bairro Amazonino Mendes, onde ficaram evidentes  a cobrança abusiva, a falta de abastecimento de água e o descaso da empresa para com os clientes. Um grande carnaval a todos, de folia, repouso e paz.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br