Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de dezembro de 2012

NAVEGANDO O RIO JEQUITINHONHA DE CAIAQUE, AOS 75 ANOS DE IDADE


Navegador de 75 anos já 


percorreu 60 mil km de caiaque

Por Arnaldo Alves/Itapebi AconteceO navegador Aladir Almeida Murta, 75 anos, foi recebido pela comunidade de Itapebi, na tarde desta quinta-feira (13), às margens do Rio Jequitinhonha. A bordo de uma pequena canoa de fibra de carbono de quatro metros e meio, o aventureiro solitário já percorreu os principais rios brasileiros, em um percurso de mais de 60 mil quilômetros.

Mais conhecido como 'Velho do Rio', Aladir é natural do município de Coronel Murta, em Minas Gerais e pretende entrar para o - o livro dos recordes, superando o também brasileiro Amir Klink, recordista mundial em navegação a remo.

Aladir se considera livre das amarras sociais. Ficou um bom tempo sem rever os parentes, que recentemente reencontrou após descer o Rio Jequitinhonha, a partir de Diamantina e aportar em Coronel Murta, no último dia 21, onde foi recepcionado pelo ambientalista e primo Saulo Murta e pelas sobrinhas, a historiadora Mary Murta e a professora Stela Murta.

De lapidador de pedras preciosas a pequeno empresário, com passagem pelo Exercito, quando decidiu se lançar em sua corajosa expedição, Aladir é hoje um campeão de canoagem e de vida.

Ele já remou sozinho por mais de 30 rios brasileiros, a exemplo do Amazonas, Negro, Solimões, São Francisco, Madeira, Xingu, Tocantins, Araguaia, Tapajós entre outros.




O inicio


Tudo começou em Barra do Garça no Mato Grosso e atraiu a atenção de muitos curiosos. Era o dia 14 de setembro de 2000. Na confluência dos rios Araguaia e das Garças, Aladir iniciou sua grande aventura a bordo de uma pequena canoa de madeira, substituída tempos depois por uma mais ágil feita de fibra de carbono.

Sua trajetória se transformou no livro “Alem dos Rios” do jornalista Antoninho Rossini e matéria de revistas especializadas como a “Go Outsider e Náutica”, com passagem também pelo programa do Jô Soares, na Rede Globo, alem de entrevistas em vários canais de TV.

Para não dizer que sua aventura não tem objetivo nenhum, por onde passa, realiza palestras para estudantes, para falar sobre a importância da preservação dos rios.

Hoje por volta das 11 horas chegou à barragem do lago da na Usina Hidrelétrica Itapebi no Rio Jequitinhonha quando foi recebido por Gabrielle Marinelli Analista de Meio Ambiente da UHI onde após visitar as instalações e ter conhecido a sala de controle da usina, partiu por volta das 14h00 descendo o rio Jequitinhonha para a cidade histórica de Itapebi.

Descansará em uma das pousadas na Cidade alta e nesta sexta-feira (14), fará palestra na hidrelétrica para os colaboradores, nesta que é a semana de Prevenção de acidente do trabalho. Logo em seguida na câmara municipal de Itapebi falará a imprensa e depois palestra com a comunidade sobre preservação dos rios e meio ambiente.

Ele pretende chegar ate a desembocadura do rio Jequitinhonha, em Belmonte na Bahia na próxima terça-feira.

Sobre o rio Jequitinhonha: “Foi o rio mais perigoso e o mais bonito que eu já naveguei. Os ribeirinhos são os mais humildes, porém os mais fraternos”. Reinterou.

Fonte: http://namidianews.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br