Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2012

PROJETO MEMÓRIA DUKE ENERGY MOSTRA A CONSTRUÇÃO DAS USINAS NO RIO PARANAPANEMA


Site Resgata História Da Construção De Hidrelétricas

www.memoriaduke.com.brProjeto demandou intenso trabalho de pesquisa, por meio de documentos, fotos e depoimentos
 Quem viu a chegada das hidrelétricas ao Rio Paranapanema pode relembrar desta importante fase, que remonta à década de 1950, e que marcou a expansão do sistema elétrico na região. Por meio do projeto Memória Duke Energy, é possível acessar esse passado pela internet – uma viagem interessante não somente para quem acompanhou a construção das usinas, mas especialmente para as novas gerações de moradores da Bacia do Paranapanema que agora podem conhecer com detalhes a história dessas grandiosas obras, que atraíram milhares de trabalhadores de todo o País, deixando marcas econômicas e culturais nas cidades que margeiam o Rio Paranapanema.

O projeto, - que demandou intenso trabalho de pesquisa, por meio de levantamento histórico, do reconhecimento de fotos, artigos e de depoimentos de quem vivenciou esse período -, também contempla quem já trabalhou e os profissionais que hoje atuam nas usinas, além de pesquisadores, uma vez que retrata toda a evolução destes empreendimentos.

O projeto Memória Duke Energy está disponível no site www.memoriaduke.com.br , que conta a história da empresa no Brasil e disponibiliza todo o conteúdo das pesquisas e a coleta de depoimentos que embasaram a confecção desse novo canal de comunicação da Duke Energy com a comunidade. O site institucional também presta uma homenagem especial à Usina de Jurumirim, pelos seus 50 anos de operação completados em 21 de setembro de 2012.

Os documentos referem-se à construção e a história das oito usinas hidrelétricas do Rio Paranapanema, que desde 1999 estão sob concessão da Duke Energy: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II – as duas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Os visitantes conhecem o acervo de fotos históricas de diversos momentos de cada unidade, além dos preciosos depoimentos de aposentados e trabalhadores atuais das usinas.

“Esse projeto de memória tem imenso valor para nós, pois evidencia sensações, lembranças e experiências das pessoas que trabalham ou trabalharam nas usinas. Tudo isto reflete em um sentimento de pertencimento, na afirmação da identidade, e no orgulho de fazer parte do momento histórico de implantação das unidades”, observa Ana Amélia de Conti Gomes, gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy. A iniciativa, ainda de acordo com ela, aproxima a comunidade de fatos históricos importantes para a preservação da memória regional.

Sobre a Duke Energy Geração Paranapanema
A Duke Energy Geração Paranapanema S.A. – subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos – atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2307 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), respondendo, aproximadamente, por 2,3% da energia total produzida no Brasil.


Fonte: Assessoria de Imprensa  - VISITE:  www.memoriaduke.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br