Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de fevereiro de 2013

1º Simpósio De Agroecologia Do Acre - inscrições abertas



Inscrições abertas para 1º Simpósio de Agroecologia do Acre   

Durante os dias 10 a 13 de março, será realizado o primeiro Simpósio de Agroecologia do Acre, na Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. As inscrições estão abertas e os interessados que se inscreverem até o dia 15 de fevereiro terão desconto. Participam do evento agricultores assentados da Reforma Agrária, extensionistas, estudantes e outros profissionais.

Com o tema “A Agroecologia na Amazônia Ocidental: desafios e perspectivas para o futuro”, serão realizadas palestras, mesas-redondas, doze minicursos, visitas técnicas, além de sessão científica com apresentação de trabalhos acadêmicos. Segundo o professor da Ufac, Elizio Frade Junior, o principal objetivo do evento é incentivar a adoção de práticas agroecológicas entre os agricultores do Acre. “Vamos discutir sobre as atuais ações em Agroecologia desenvolvidas no estado e esperamos aproximar instituições e agricultores que tenham experiências com Agroecologia e desenvolvimento sustentável”, afirma.

O evento é realizado pela Ufac (Campus Floresta), Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra/AC), Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, veiculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac) e pelas empresas Ciga e Consulplan, contratadas pelo Incra para prestar assistência técnica a 7,5 mil familias de 62 projetos de Reforma Agrária, localizados em 16 municípios do Acre.   

Agroecologia

A agroecologia é uma ciência que segue princípios ecológicos básicos e ao mesmo tempo produtivos, economicamente viáveis, que preservem o meio ambiente e que sejam socialmente justos. 
  

A Embrapa trará para o simpósio o pesquisador Alfredo Kingo Oyama Homma da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), que fará a palestra de abertura, com o tema “Agroecologia na Amazônia: Desafios e perspectivas para o futuro” e também o pesquisador, Carlos Alberto Medeiros, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), coordenador do projeto “Transição Agroecológica: construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade”, que integra 25 unidades da empresa e outras 29 instituições, dentre associações e cooperativas de agricultores, universidades, órgãos de assistência técnica e institutos de pesquisa.   

Medeiros irá falar sobre agroecologia e extensão rural. Também participa do evento o pesquisador da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), Ronessa Bartolomeu de Souza, que ministrará um minicurso sobre técnica de produção para olericultura agroecológica na Amazônia.  
  

Estarão também presentes no evento pesquisadores da Ufac, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), assim como, do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) da Costa Rica e Centro para la Investigación en Sistemas Sostenibles de Producción Agropecuária (CIPAV) da Colômbia.
     

O Simpósio integra as ações de um projeto de pesquisa sobre agroecologia, executado, desde 2009, no Vale do Juruá pelo Incra e Ufac, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) à Reforma Agrária do Incra levará 130 produtores e 70 técnicos da região para participarem do evento.   

Segundo o engenheiro agrônomo do Incra, Márcio Alécio, o Simpósio visa capacitar assentados e técnicos e discutir experiências aplicáveis às propriedades da agricultura familiar do Acre. “Ao retorno do evento, cada produtor capacitado receberá atendimento diferenciado para implantar as técnicas abordadas durante o Simpósio, para que se torne referência para sua região”, afirma. (Texto: Priscila Viudes DRT 030/MS – Embrapa Acre)   

Serviço   
Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre 
Investimento até dia 15 de fevereiro: estudantes R$ 30,00, demais interessados R$ 50,00. Informações e inscrições: www.simposioagroecologia.org Vagas limitadas 

Priscila Viudes | Jornalista (DRT 030/MS)
Núcleo de Comunicação Ornanizacional
Embrapa Acre (CPAF-AC)
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Rio Branco/AC

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br