Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de fevereiro de 2013

Aves de áreas de influência de usina hidrelétrica são monitoradas, em RO

Foto: Rondoniaovivo

Desde 2010, biólogos e técnicos realizam o monitoramento de aves nas regiões de influência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho. O objetivo é detectar os possíveis impactos do empreendimento nas comunidades de aves nativas ou migratórias da região. O estudo deve ser concluído em 2014, com a finalização da obra.
O monitoramento é dividido em duas fases: pró e pré-enchimento do reservatório da usina. Expedições são realizadas nas regiões de mata preservada no entorno da obra, utilizando a metodologia do Programa de Pesquisa em Biodiversidade desenvolvida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para a região amazônica, permitindo a comparação com outros estudos na região.
Javier Cisneros, biólogo, analista socioambiental da Santo Antônio Energia, diz que ao final dos trabalhos de monitoramento, os resultados das etapas realizadas antes e depois do enchimento de reservatório serão comparados, sendo possível identificar se a obra da usina hidrelétrica trouxe algum impacto para as comunidades de aves da região. Ampliando, ainda o conhecimento sobre as espécies, ainda pouco estudadas.
Na duas últimas expedições, realizadas após o enchimento do reservatório, foram registradas mais de 370 espécies de aves, como Arapaçu, Rendadinho, Andorinha, Bem-tevi, Mãe-de-Taoca-da-Cauda-Barrada, Beija-flor, Falcão mateiro, Uirapuru e Choquinha de Garganta Carijó.
Para esta identificação, as aves são capturadas para verificação: sexo, tamanho, peso e ainda a classe etária do animal e se há presença de parasitas e gordura.
As espécies são catalogadas e recebem uma espécie de anel, contendo sua identificação, e passam a fazer parte do cadastro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave). Em seguida os animais são soltos na natureza.
 (Fonte: G1)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br