Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de fevereiro de 2013

Celesc deve pagar R$ 1 mi de danos morais por vazamento do óleo ascarel de uma estação desativada


vazamento do óleo ascarel de uma estação desativada

O juiz Marcelo Krás Borges, da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, estabeleceu em R$ 1 milhão (um milhão de reais) o valor da indenização por danos morais, que será destinada ao Fundo de Interesses Difusos, a ser paga pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) por causa do acidente ocorrido na subestação desativada da Tapera, Sul da Ilha de Santa Catarina.
decisão foi publicada hoje (quarta-feira, 6/2/2013) e atendeu a pedido da própria Celesc. A empresa dirigiu recurso ao juiz, requerendo que fosse determinada a extensão da sentença proferida em audiência dia 31. A sentença extinguiu a ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) em função de a Celesc haver assumido a responsabilidade pelo dano ambiental.
A indenização por danos morais, de caráter coletivo, considerou a “grande comoção social, que preocupou todos os habitantes da cidade por mais de duas semanas, pois não sabiam se estavam a comer frutos do mar contaminados ou se podiam se banhar nas águas das baías Norte e Sul”, afirmou Borges na decisão.
A Celesc também deverá recuperar totalmente a área degradada conforme os protocolos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A empresa está obrigada, ainda, a pagar indenização por danos materiais, em valor a ser apurado em perícia, que poderá ser reduzido de acordo com os investimentos realizados na recuperação do local.
Informe da Justiça Federal da 4ª Região, publicado pelo EcoDebate, 07/02/2013

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br