Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de fevereiro de 2013

ACORDO DE PAÍSES LATINOS PODE IMPEDIR CORPORAÇÕES INTERNACIONAIS DE EXPLORAR O AQUÍFERO GUARANI NO PARAGUAI





NOTÍCIA DO JB PREOCUPOU O BLOG SOSRIOSBR E EXIGIU BUSCA DE INFORMAÇÕES URGENTES

Após tomar conhecimento da notícia do Jornal do Brasil, segundo o qual, mais de 300 corporações internacionais estão solicitando ao Governo do Paraguai, autorização para explorar poços artesianos de água do Aquífero Guarani, para comercialização no exterior, saímos em busca de legislação sobre o uso sustentável de suas águas, após pesquisas infrutíferas no Google.

Buscamos junto a especialistas em hidrologia, pesquisadores, Comissões de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e Senado Federal, Senadores dos Estados que se localizam sobre o aquífero, Ministério do Meio Ambiente, ANA, Comitês de Bacias Hidrográficas e Centros de Arquivos, alguma legislação ou acordo internacional que pudesse impedir essa pretensão dessas multinacionais.

O Ministério do Meio Ambiente (Departamento de Gestão Ambiental Urbana), a Assessoria do Senador Eduardo Suplicy e a Secretaria da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  da Câmara dos Deputados responderam a missiva abaixo, enviada pelo Blog.  

E-MAIL ENVIADO PELO SOSRIOSBR:

Preocupado com a notícia do Jornal do Brasil sobre mais de três centenas de corporações internacionais que estão buscando o Paraguai para retirar e explorar água do Aquífero Guarani, que atende 15 milhões de brasileiros, solicito o envio de Legislação ou Acordos Internacionais que existam, sobre o uso sustentável do referido aquífero.

Meu Blog SOS Rios do Brasil está divulgando informações e alertando comunidades e autoridades das bacias hidrográficas que se abastecem no Aquífero Guarani para que possam conhecer a pretensão e participar do esforço para que o uso por essas empresas exploradoras não venham a prejudicar suas populações. 


Agradeço a atenção e remessa dos links, arquivos ou estudos sobre o material solicitado.

Atenciosamente,

Saudações eco-fluviais
Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOSRiosBr

RESULTADOS QUE CONSEGUIMOS:

Atendendo a solicitação acima, a Secretaria da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Câmara dos Deputados nos enviou e-mail contendo o Acordo sobre o Aquífero Guarani, estabelecido em Agosto de 2010, entre os países sob os quais se encontra essa grande reserva d' água.



Nota nº 492 - NOTA DO ITAMARATY - MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

Acordo sobre o Aquífero Guarani

02/08/2010 -
A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai,
Animados pelo espírito de cooperação e de integração que preside suas relações e com o propósito de ampliar o alcance de suas ações concertadas para a conservação e aproveitamento sustentável dos recursos hídricos transfronteiriços do Sistema Aquífero Guarani, que se encontra localizado em seus territórios;
Tendo presente a resolução 1803 (XVII) da Assembleia-Geral das Nações Unidas relativa à soberania permanente sobre os recursos naturais;
Tendo presente, ainda, a resolução 63/124 da Assembleia-Geral das Nações Unidas sobre o Direito dos Aquíferos Transfronteiriços;
Tendo presentes os princípios sobre proteção dos recursos naturais e a responsabilidade soberana dos Estados no que se refere a seu aproveitamento racional, como está expresso na Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, Estocolmo, 1972;
Conscientes da responsabilidade de promover o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações presentes e futuras de conformidade com a Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1992; 
Levando em conta as conclusões da Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável nas Américas, de Santa Cruz de la Sierra, 1996, e as conclusões da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo, 2002;
         Considerando os progressos alcançados com respeito ao desenvolvimento harmônico dos recursos hídricos e à integração física de conformidade com os objetivos do Tratado da Bacia do Prata, firmado em Brasília, 1969;
         Apoiados no processo de integração fortalecido pelo Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do MERCOSUL, firmado em Assunção, 2001;
         Motivados pelo desejo de ampliar os níveis de cooperação para um maior conhecimento científico sobre o Sistema Aquífero Guarani e a gestão responsável de seus recursos hídricos;
         Tendo presente que os valiosos resultados do “Projeto para a Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani”,
         Acordam o seguinte:
Artigo 1
         O Sistema Aquífero Guarani é um recurso hídrico transfronteiriço que integra o domínio territorial soberano da República Argentina, República Federativa do Brasil, República do Paraguai e República Oriental do Uruguai, que são os únicos titulares desse recurso e doravante serão denominados “Partes”.
Artigo 2
         Cada Parte exerce o domínio territorial soberano sobre suas respectivas porções do Sistema Aquífero Guarani, de acordo com suas disposições constitucionais e legais e de conformidade com as normas de direito internacional aplicáveis. 
Artigo 3
         As Partes exercem em seus respectivos territórios o direito soberano de promover a gestão, o monitoramento e o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do Sistema Aquífero Guarani, e utilizarão esses recursos com base em critérios de uso racional e sustentável e respeitando a obrigação de não causar prejuízo sensível às demais Partes nem ao meio ambiente.
Artigo 4
         As Partes promoverão a conservação e a proteção ambiental do Sistema Aquífero Guarani de maneira a assegurar o uso múltiplo, racional, sustentável e equitativo de seus recursos hídricos. 
Artigo 5
         Quando as Partes se propuserem a empreender estudos, atividades ou obras relacionadas com as partes do sistema Aquífero Guarani que se encontrem localizadas em seus respectivos territórios e que possam ter efeitos além de suas respectivas fronteiras deverão atuar de conformidade com os princípios e normas de direito internacional aplicáveis.
Artigo 6
         As Partes que realizarem atividades ou obras de aproveitamento e exploração do recurso hídrico do Sistema Aquífero Guarani em seus respectivos territórios adotarão todas as medidas necessárias para evitar que se causem prejuízos sensíveis às outras Partes ou ao meio ambiente.
Artigo 7 
         Quando se causar prejuízo sensível a outra ou outras Partes ou ao meio ambiente, a Parte que cause o prejuízo deverá adotar todas as medidas necessárias para eliminá-lo ou reduzi-lo.
Artigo 8
         As Partes procederão ao intercâmbio adequado de informação técnica sobre estudos, atividades e obras que contemplem o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do Sistema Aquífero Guarani.
Artigo 9
         Cada Parte deverá informar às outras Partes sobre todas as atividades e obras a que se refere o Artigo anterior que se proponha a executar ou autorizar em seu território e que possam ter efeitos no Sistema Aquífero Guarani além de suas fronteiras. A informação seguirá acompanhada de dados técnicos disponíveis, incluídos os resultados de uma avaliação dos efeitos ambientais, para que as Partes que receberem a informação possam avaliar os possíveis efeitos de tais atividades e obras.
Artigo 10
1.       A Parte que considerar que uma atividade ou obra, a que se refere o Artigo 8, que se proponha autorizar ou executar outra Parte, possa, a seu juízo, ocasionar-lhe um prejuízo sensível, poderá solicitar a essa Parte que lhe transmita os dados técnicos disponíveis, incluídos os resultados de uma avaliação dos efeitos ambientais.
2.       Cada Parte facilitará os dados e a informação adequada requeridos por outra ou outras Partes a respeito de atividades e obras projetadas em seu respectivo território e que possam ter efeitos além de suas fronteiras.
Artigo 11
1.       Se a Parte que recebe a informação prestada nos termos do parágrafo 1 do Artigo 10 chegar à conclusão de que a execução das atividades ou obras projetadas pode causar-lhe prejuízo sensível, indicará suas conclusões à outra Parte com uma exposição documentada das razões em que elas se fundamentam.
2.       Neste caso, as duas Partes analisarão a questão para chegar, de comum acordo e no prazo mais breve possível, compatível com a natureza do prejuízo sensível e sua análise, a uma solução equitativa com base no princípio de boa fé, e tendo cada Parte em conta os direitos e os legítimos interesses da outra Parte.
3.       A Parte que proporciona a informação não executará nem permitirá a execução de medidas projetadas, sempre que a Parte receptora lhe demonstre prima facie que estas atividades ou obras projetadas lhe causariam um prejuízo sensível em seu espaço territorial ou em seu meio ambiente. Neste caso, a Parte que pretende realizar as atividades e as obras se absterá de iniciá-las ou de continuá-las enquanto durem as consultas e as negociações, que deverão ser concluídas no prazo máximo de seis meses.
Artigo 12
         As Partes estabelecerão programas de cooperação com o propósito de ampliar o conhecimento técnico e científico sobre o Sistema Aquífero Guarani, promover o intercâmbio de informações sobre práticas de gestão, assim como desenvolver projetos comuns.
Artigo 13
         A cooperação entre as Partes deverá desenvolver-se sem prejuízo dos projetos e empreendimentos que decidam executar em seus respectivos territórios, de conformidade com o direito internacional.
Artigo 14
         As Partes cooperarão na identificação de áreas críticas, especialmente em zonas fronteiriças que demandem medidas de tratamento específico.
Artigo 15
         Estabelece-se, no âmbito do Tratado da Bacia do Prata, e de acordo com o Artigo VI desse Tratado, uma Comissão integrada pelas quatro Partes, que coordenará a cooperação entre si para o cumprimento dos princípios e objetivos deste Acordo. A Comissão elaborará seu próprio regulamento. 
Artigo 16
         As Partes resolverão as controvérsias em que sejam partes, relativas à interpretação ou aplicação do presente Acordo, mediante negociações diretas, e informarão ao órgão previsto no Artigo anterior sobre tais negociações.
Artigo 17
         Se mediante as negociações diretas não se alcançar um acordo dentro de um prazo razoável ou se a controvérsia for solucionada apenas parcialmente, as Partes na controvérsia poderão, de comum acordo, solicitar à Comissão que se menciona no Artigo 15 que, mediante exposição prévia das respectivas posições, avalie a situação e, se for o caso, formule recomendações.
Artigo 18
         O procedimento descrito no Artigo anterior não poderá estender-se por um prazo superior a sessenta dias a partir da data em que as Partes solicitaram a intervenção da Comissão.
Artigo 19
1.          Quando a controvérsia não possa ser solucionada de acordo com os procedimentos previstos nos Artigos precedentes, as Partes poderão recorrer ao procedimento arbitral a que se refere o parágrafo 2 deste Artigo, comunicando sua decisão ao órgão previsto no Artigo 15.
2.       As Partes estabelecerão um procedimento arbitral para a solução de controvérsias em protocolo adicional a este Acordo.
Artigo 20
         O presente Acordo não admitirá reservas.
Artigo 21
1.       O presente Acordo entrará em vigor no trigésimo dia contado a partir da data em que tenha sido depositado o quarto instrumento de ratificação.
2.       O presente Acordo terá duração ilimitada.
3.       A República Federativa do Brasil será depositária do presente Acordo e dos instrumentos de ratificação, notificará às demais Partes a data dos depósitos desses instrumentos e enviará cópia devidamente autenticada do presente Acordo às demais Partes.
Artigo 22
1.       As Partes poderão denunciar o presente Acordo mediante notificação escrita ao depositário. A denúncia surtirá efeito um ano depois da data em que tenha sido recebida a notificação, a menos que se assinale data posterior.
2.       A denúncia não afetará qualquer direito, obrigação ou situação jurídica dessa Parte que resulte da execução do Acordo antes de seu término com respeito a essa Parte.
3.       A denúncia não dispensará a Parte que a formule das obrigações em matéria de solução de controvérsias previstas no presente Acordo. Os procedimentos de solução de controvérsias em curso continuarão até sua finalização e até que os acordos alcançados (ou) decisões (ou sentenças) sejam cumpridos.
         Feito em San Juan, República Argentina, aos 2 dias do mês de agosto de 2010, em um original nos idiomas português e espanhol.
FONTE: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/acordo-sobre-o-aquifero-guarani
SOSRIOSBR COMPLETA 05 ANOS!
 Acreditamos que nosso empenho em buscar informações sobre o uso sustentável das águas do Aquífero Guarani e o alerta que fizemos sobre a pretensão da exploração comercial das suas águas para exportação, colocando em risco os 15 milhões de usuários das mesmas, nos quatro países onde está localizado, ajudará a tomada de posição, por organismos responsáveis para garantir a água que nos pertence!
Fizemos mais uma vez a nossa parte e oferecemos como NOSSO PRESENTE DO 5o. ANIVERSÁRIO DO BLOG, neste 28 de fevereiro, aos usuários das águas do Aquífero Guarani.
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Prof. Jarmuth Andrade
Físico, ambientalista e blogueiro

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br