Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de maio de 2013

ATUANTE DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA COMEMORA 40 ANOS DE BONS SERVIÇOS

Semana Estadual de Ações de Defesa Civil será estendida em 2013

 

A programação da Semana Estadual de Ações de Defesa Civil é comumente realizada no período entre 18 e 24 de maio, mas como 2013 trata-se de um ano atípico, já que a secretaria comemora 40 anos de existência, muitas outras atividades, durante todo o ano, devem ser desenvolvidas.

Além das ações preventivas com o objetivo de divulgar o trabalho da Defesa Civil, sensibilizar os gestores municipais e estimular a percepção de risco da população, muitas ações regionalizadas junto às Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil do Estado estão sendo realizadas.

Em Joinville a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública por intermédio da Gerência de Proteção Civil, iniciou uma série de palestras em sete escolas municipais em alusão à Semana Estadual de Defesa Civil, o evento foi chamado de “Semana da Defesa Civil Integrada - Prevenção para um futuro melhor”. A programação incluiu o plantio de mudas em encostas e distribuição de cartilhas educativas fornecidas pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Nesta quinta-feira (23), além da palestra com agentes da Defesa Civil, alunos da Escola Municipal Julio Machado da Luz, no bairro Nova Brasília, vão participar do plantio de mudas do capim vetiver em encosta. A espécie é utilizada para o controle de erosão. A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) deve participar da ação.

Na sexta-feira (24), será a vez da Escola Municipal Elizabeth Von Dreifuss e da Escola Municipal Adolpho Bartsch.
Em Criciúma a Coordenadoria Regional de Defesa Civil e a SDR distribuíram 450 mantas a famílias carentes da região durante a reunião mensal do Comitê Temático de Assistência Social. Além da distribuição de mantas também foram feitas palestras e entregues cartilhas com noções de prevenção a desastres para pelo menos 1,3 mil estudantes de escolas da região. Os alunos também fizeram visitas a organizações parceiras como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar com o objetivo de mostrar com quem a Defesa Civil trabalha.

No município de Lages, a equipe visitou todas as escolas estaduais para a entrega de cartilhas em algumas turmas, que em contrapartida participarão de concurso de redação.

Os municípios de Xanxerê, Xaxim, São Miguel do Oeste, Campo Alegre e Itaiópolis, fizeram a distribuição de cartilhas nas escolas e em São Lourenço do Oeste, palestra para todos os prefeitos e coordenadores municipais de Defesa Civil sobre a metodologia de trabalho e atuação da SDC.

Camboriú promoveu palestras nas escolas municipais, com o intuito de sensibilizar a comunidade para realizar ações de prevenção a desastres e para que a população conheça o trabalho desenvolvido pela entidade. Durante as palestras, as escolas foram convidadas a fundarem os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC Jovens). A proposta é que até o final deste ano toda escola municipal tenha um núcleo ativo.

Em Macieira, no oeste catarinense, um programa de rádio foi desenvolvido na Rádio Tropical FM tratando da conscientização da população sobre o que é a Defesa Civil, os princípios básicos e as ações desenvolvidas pela COMDEC nestes 16 anos de fundação.

"São Bento Sempre Limpa" foi o tema de uma das ações desenvolvidas no município com a distribuição de panfletos em alguns bairros em parceria com o SAMAE, Prefeitura e cooperativa de catadores de resíduos. O material coletado foi destinado para a cooperativa local e para a Associação São Francisco que trata dependentes químicos.

Em Itajaí alunos de sétimas e oitavas séries participaram de uma caminhada ecológica e no município de Três Barras no lançamento do projeto “Defesa Civil na Escola” além de um pedágio em frente ao Corpo de Bombeiros, alunos fizeram a limpeza de pontos de ônibus.

No dia 12 de junho, a secretaria fará a entrega de 40 medalhas (Medalha do Mérito Colombo Machado Salles) para pessoas e instituições que contribuíram com a Defesa civil ao longo desses 40 anos. Seminários Regionais estão programados para o segundo semestre e devem atingir todas as cidades do Estado.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina
 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br