Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2013

LIXO NOS RIOS E CÓRREGOS: ÓTIMO ASSUNTO PARA TRABALHAR NAS ESCOLAS NA SMA 2013



Operação SOS Enchente teve início no dia 8 de maio em Manaus (Foto: Divulgação/Agecom)

Caras colegas educadoras (es):Neste 2ª quinzena de maio, as escolas e centros de educação ambiental estão trabalhando matérias relativas às celebrações da Semana do Meio Ambiente 2013.Sugerimos que entre os diversos assuntos abordados possam trabalhar com nossos educandos a triste e secular prática de nossas comunidades de jogar nos rios, córregos, ribeirões, igarapés e arroios os resíduos sólidos (lixos) e todo tipo de objetos descartados, poluindo e contaminando suas águas, que muitas vezes abastecem outras comunidades, logo mais abaixo (a jusante).Vejam abaixo algumas postagens sobre o assunto:Após cheia, 4,7 mil toneladas de lixo sãorecolhidas de igarapés, no AM

Lixo foi retirado durante dois meses dos principais igarapés de Manaus.Plásticos serão entregues às associações de catadores de resíduos.

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) encerrou nesta terça-feira (31) a contagem do lixo retirado dos igarapés de Manaus durante a Operação SOS Enchente, lançada pela Prefeitura no dia 8 de maio, para combater os efeitos da maior cheia já registrada no Amazonas.
De acordo com a pesagem diária dos caminhões que entravam com o lixo dos igarapés no aterro controlado da cidade, o total de resíduos retirados em dois meses foi de 4,7 mil toneladas. A maior parte deles foi retirada dos igarapés que cortam os bairros da Glória, São Raimundo, São Jorge, Matinha, Cachoeirinha, Centro, Aparecida, Morro da Liberdade, Igarapé do 40, Educandos, Coroado, Parque dos Bilhares, Compensa, Raiz, São Lázaro e São Geraldo.

Os plásticos recolhidos durante os dois meses de operação foram separados pelos servidores da secretaria e serão entregues às associações de catadores de resíduos recicláveis.

CHORUME DO ATERRO SANITÁRIO DE MANAUS POLUE O RIO AMAZONAS


 Tratamento de chorume evita contaminação do solo e da água


ATÉ QUANDO AS POPULAÇÕES DE NOSSAS COMUNIDADES VÃO CONTINUAR  COM A TERRÍVEL MANIA DE JOGAR LIXO NOS CURSOS D' ÁGUA, POLUINDO E CONTAMINANDO NOSSOS RIOS, RIBEIRÕES, CÓRREGOS E IGARAPÉS ?
JÁ NÃO ESTÁ PASSANDO DA HORA DE ACABARMOS COM ESSA PRÁTICA TÃO PREJUDICIAL PARA TODOS?
COLEGAS EDUCADORAS (ES), POR FAVOR...TRABALHEM ESSE ASSUNTO EM SALA DE AULA...QUEM SABE NOSSOS EDUCANDOS CONSEGUEM CONVENCER SUAS FAMÍLIAS A DEIXAR DE JOGAR LIXO EM NOSSOS RIOS!!!

SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS E PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE !


Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista
Blog SOSRiosBr desde fev 2008

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br