Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de maio de 2013

II PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL BACIA DE CAMPOS - RJ

Programa Saúde Nota 10 da Prolagos recebe prêmio de Responsabilidade Socioambiental

São Pedro da Aldeia (RJ), 29.05.13. Levar conceitos de saneamento e sustentabilidade, de uma forma lúdica e divertida, a milhares de estudantes da Região dos Lagos. Esse é o principal objetivo do Programa Saúde Nota 10 da Prolagos, que acaba de receber o 1º lugar, na categoria empresa de porte médio, pelo Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos, realizado pela Revista Visão Socioambiental – uma das publicações mais conceituadas nessa área.

A cerimônia de entrega do título aconteceu nesta quarta-feira (29/05), na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, e reuniu os colaboradores da empresa. A entrega do troféu foi feita pelos representantes da Revista à Diretoria da concessionária.

“A Prolagos sente-se honrada em receber o prêmio, que demonstra os esforços da concessionária em multiplicar mensagens sobre uso racional da água e preservação ambiental para milhares de crianças. O Programa Saúde Nota 10 foi lançado no ano passado e a previsão é que em um ano chegue a mais de 10 mil alunos de 13 escolas. Um resultado surpreendente”, afirma Emerson Bittar, presidente da Prolagos.

O Prêmio de Responsabilidade Socioambiental (RSA) Bacia de Campos, que está em sua segunda edição, tem por objetivo apoiar e incentivar iniciativas sustentáveis e inovadoras de empreendedores sociais, universidades e núcleos de pesquisa, micro a grandes empresas, além de organizações não governamentais (ONGs).

Em 2013, o Prêmio de RSA Bacia de Campos recebeu a inscrição de 26 projetos em diversas categorias, tendo sido escolhidos os seis primeiros e segundos colocados por uma comissão composta por consultores nas áreas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

Além das categorias concorrentes, o Prêmio homenageia personalidades que se destacam no cenário socioambiental da região, seja pela militância como pela capacidade de agregar valores de sustentabilidade aos processos que envolvem a economia, a sociedade, a cultura e o meio ambiente. Os contemplados com o Prêmio Categoria Especial são indicados pela comissão de seleção e representantes da revista.

Sobre o Programa Saúde Nota 10
O Saúde Nota 10  leva noções de saneamento, saúde e qualidade de vida para as escolas. Por meio de palestras e de uma divertida e colorida revista, a Prolagos conscientiza os alunos sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente. Em sala de aula, são passadas informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel que cada cidadão tem na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental. O trabalho é consolidado com a realização de concursos de desenho e redação sobre os temas abordados. Os três melhores colocados em cada categoria ganham prêmios.

Lançado em setembro de 2012, o Programa já realizou mais de 92 palestras em escolas públicas, beneficiando cerca de 3.500 estudantes. Em 2013, mais de 10 mil alunos serão beneficiados pelo Programa em 13 escolas municipais na área de concessão da Prolagos nas cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo.

Ao final dos trabalhos em cada escola a Concessionária realiza a apresentação da peça teatral “As aventuras no mundo encanado”, que integra as atividades do Saúde Nota 10, levando conceitos de saneamento e sustentabilidade ao público. Encenada pela Trupe Falcatrua, com os atores Cesar Valentim, Ricardo Amorim, Manuela De Lellis e Rafaela Solano, a peça tem como personagem principal o polvo Prolaguito, mascote da Concessionária, que já virou o super-herói da garotada. O espetáculo, que faz a alegria da criançada, é incentivado pela Lei Rouanet e beneficia os estudantes da Região dos Lagos por meio do Instituto Equipav.

Durante o ano, serão realizadas 16 apresentações em escolas públicas, 16 em teatros e 2 em praças públicas da Região dos Lagos.

Vencedores do II Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos

 • Categoria Organização Não Governamental
1º lugar – Projeto Parque Natural da Praia do Pecado (ONG – SOS Praia do Pecado)
2º lugar – Projeto Escotismo para todos (ONG – Instituto Grupo Escoteiro Macahé -115º Grupo)         

• Categoria Empreendedora Social
1º lugar – Liliane Barbosa de Amorim – Educação Ambiental e Ações Voluntárias
2º lugar – Antônio de Almeida Gonçalves (Grupo Escoteiro Macahé -115º Grupo)     
    
• Categoria Núcleo de Pesquisa e Universidade
1º lugar – Projeto Produzindo Autonomia (AGP Ancyra Gon)
2º lugar – Projeto Sistema para Gerenciamento de Agricultura (FeMASS NDS)

• Categoria Pequena Empresa
1º lugar – Projeto Elas Preservando Costurando Moda (Empresa – Elas Confecções)
2º lugar – Projeto Lazer Nutri (Empresa – Nutrishore)

• Categoria Média Empresa
1º lugar – Programa Saúde Nota 10 (Empresa – PROLAGOS)
2º lugar – Projeto de Formação Técnica (Empresa – Líder Táxi Aéreo)

• Categoria Grande Empresa
1º lugar – Projeto Gestão de Pneus (Empresa – Transmagno)
2º lugar – Projeto Dia Social ( Empresa – Ensco)

• Categoria Especial
Premiados:
Professor Aristides Soffiati  - Pelos relevantes serviços prestados à região e ao País na área de Ecologia, o homenageado é uma referência nacional no assunto, tanto pela militância quanto pela produção acadêmica, sendo autor de mais de uma dezena de livros sobre cultura e meio ambiente.

Professor Francisco de Assis Esteves - Pelos relevantes serviços prestados à região da Bacia de Campos e ao País nas áreas de Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental, sendo o grande responsável pela criação do NUPEM/UFRJ, cujas pesquisas científicas, além de proporcionarem grandes benefícios à sociedade, têm projetado a nossa Região no Brasil e no exterior.

Produtora rural Noêmia Magalhães - Pela obstinada defesa da rica biodiversidade e dos pequenos produtores rurais do 5º Distrito do Município de São João da Barra.


Suellen Rodrigues | Assessora de ComunicaçãoFSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOSascom@prolagos.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br