Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2008

REVITALIZANDO O RIO BEBERIBE






Rio Beberibe - Recife (PE) - fotos: Site Pousada Peter 

Revitalização do Rio Beberibe

Adeildo Pepe
Um rio que nasce em São Lourenço, que serve como ponto histórico de nosso estado que divide as duas grandes cidades, Olinda e Recife, e que corta varias comunidades. Por que será que o município de São Lourenço não deve poluir o rio? Porque as próximas cidades abaixo precisam do rio limpo? Ou será o “direito” do rio ser limpo? Ou será uma questão de consciência ambiental?.

Devido a esses porquês nasceu à necessidade de recuperar o rio Beberibe, rio este que serviu de navegação para o transporte da cana de açúcar das grandes usinas da nos séculos XVIII e XIX, rio que abrigava uma fonte que parecia inesgotável de peixes. Peixes esses que foi motivo de expiração para o nome de um bairro em que ele corta, que ficou conhecido como Peixinhos, pela abundancia dos peixes que servia para consumo e comercialização, banhos e as lavadeiras que coloriam as margens com roupas e não lixo, era fonte de vida. Esta é a preocupação: fonte de vida.






Mas para que serve o rio?



Para ser explorado pelo homem, ou para sua integração harmoniosa e respeitosa. Devido ao grande crescimento econômico e a expansão das áreas ribeirinhas, o rio apontava um lugar promissor e local de fonte de renda, ao mesmo tempo em que essas áreas cresciam o rio dava passos de desgaste. Esse crescimento fez com que muitas pessoas em situação de exclusão buscassem as margens do rio como lugar de refugio.



O rio Beberibe corta comunidades consideradas de baixa renda ou conhecidas como áreas pobres, pobres não, rica e culta e saber popular de valor incalculável, mais pobre pela falta de políticas publicas adequadas à situação. Devido à degradação que tomou conta nas ultimas décadas por falta de políticas publicas adequadas à habitação nos dois municípios (Olinda e Recife).

A construção de palafitas onde a água deveria passar, a falta de saneamento básico, os dejetos domésticos e de industrias são jogados no rio.
Percebendo este quadro que levou o rio a essa situação caótica o GSCC incentivou a criação do movimento em defesa do rio Beberibe, a partir da articulação com instituições de ensino, organizações da sociedade civil e setores públicos e privados em prol do rio Beberibe. 

Fonte:



DA WIKIPÉDIA:

Rio Beberibe - Recife (PE)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Beberibe
Comprimento19 km
NascenteCamaragibe
Altitude da nascente
FozOceano Atlântico (Recife)
Área da bacia79 km²

Rio Beberibe é um rio brasileiro que banha o estado de Pernambuco. Tem sua 
nascente no município de Camaragibe com o encontro dos seus dois formadores: o rio Pacas 
e o rio Araçá
Tem um curso de 19 km.
A bacia hidrográfica do Beberibe tem 79 km² e está situada inteiramente na Região 
Metropolitana do Recife, passando por CamaragibeRecife e por Olinda, fazendo confluência com 
Rio Capibaribe antes de desaguar no oceano Atlântico. Os principais afluentes do Beberibe são 
rio Morno e seu afluente rio Macacos, além dos canais Vasco da Gama e da Malária, e do riacho 
Lava-Tripas. 
Estes últimos cortam zonas pobres do Recife e de Olinda, desaguando no Beberibe grandes 
quantidades de poluição.
Diz a lenda que, no Recife, o rio Beberibe se une ao rio Capibaribe para formar o Oceano 

Por obra da engenharia, o Rio Beberibe obteve outra foz, antes da confluência com o Capibaribe,
transformando a antes península do Recife Antigo em outra ilha, entre as tantas que formam a cidade.

23 comentários:

  1. que poha ruim nao serve para meu trabalho noob!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. isso que você escreveu é bom mas não é novidade

    ResponderExcluir
  3. por favor, envie-nos as novidades do Rio Beberibe, inclusive com fotos, que teremos prazer em publicar!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se vcs tem noção do que é uma enchete em pleno verão, pois foi o que aconteceu em fevereiro/2009. eu nao acreditei com tanta agua, na rua deu 1.30cm de altura (agua), imagine quando chegar o inverno, sempre espero que o Prefeito de Olinda veja como estamos vivendo hoje em nossa comunidade que não temos nenhum veriador ou qualquer pessoa responsável pela essa comunidade que tão esquecida por todos os politico quando ganha as eleição.....

    ResponderExcluir
  5. a seu idiota vc so escreve merda vai se fuder

    ResponderExcluir
  6. ROSANA DUTRA - STO. AMARO - RECIFE (PE)05 setembro, 2009 12:05

    Anônimo, ignorante, idiota e burro:

    ao deixar a marca de sua pata num site tão sério e importante como esse que trata dos problemas da poluição das águas de nosso rio Beberibe, escrevendo essas bobagens vc só envergonha o povo do Recife.
    porque vc não estuda um pouco mais e aproveita o seu tempo na internet para fazer alguma coisa útil? deve ser um desses adolescentes frustrados e com "medo de assumir" sua verdadeira vocação..."sai do armário cara e solta suas frangas" e não enche o saco de gente séria e que está tentando ajudar a recuperar o nosso sofrido Pernambuco.
    Vê se cresce e aparece, anônimo covarde. Tenha pelo menos o coragem de assinar seu nome, se é que tem algum.

    Rosana Dutra - Santo Amaro - Recife

    ResponderExcluir
  7. swerviu pouco para meu projeto agua do colegio atual mas poderia dizer muito mais para terem mais IMTERESSE! foi o unico sit que achei para a pesquisa

    ResponderExcluir
  8. Equipe SOS Rios Br23 setembro, 2009 12:44

    Vamos providenciar mais artigos sobre o Rio Beberibe para que vc e seus amigos do Colegio Atual possam utilizar em seus trabalhos. Aguardem, breve!

    Equipe SOS Rios Br

    ResponderExcluir
  9. o rio nao pode ser esquecido.ele adoça como nehum outro

    ResponderExcluir
  10. o rio beberibe
    o rio nao pode ser esquecido. Ele adoçaaaa como nehum outro elemento da natureza tropical a phy-sionomia do trecho de terra brasileira que os indiginas chamavam marim ou mirim e os portugueses denominaram Olinda.segundo uns,o nome de beberibe quer dizer ne lingua dos indios lugar onde cresce a canna.O pai diz que è nomecomposto de bebe-voar-e ribe-embando Alfredo de Carvalho no seu"otupy na corografia pernambucana"diz que beberibe è corruptela de IABERI-Y:RIO DAS RAIAS ou peixe chato.OSespecialistas em tupy ramente estao de a cordo sobre a origem dos nomes indiginas e dos rios do brasil.Cada um inventa uma.

    ResponderExcluir
  11. saiba mais meu E-mail vilmapereira51@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. ESTOU COM UM PROJETO RELACIONADO AO RIO BEBERIBE. ESTÁ EM ANDAMENTO. VISITAMOS O LOCAL E ESTAMOS PREOCUPADOS COM O ESTADO QUE ESSE RIO ENCONTRA-SE. UM RIO QUE PODERIA SER REVITALIZÁ-LO TEM CERTEZA QUE O PLANETA IRIA AGRADECER.

    ResponderExcluir
  13. Estamos em fase de conclusão com o Projeto Viva o rio!o corpo docente se mobilizou da seguinte forma: História sobre a atividade econômica desenvolvida no perído colonial. Na geografia as mudanças ocorridas no Espaço Geográfico. Português está vivenciando os aspectos linguísticos do rio Beberibe e o Capibaribe. Ciências estão trabalhando as doenças ocasionadas pelo mal uso do ambiente: poluição, desmatamento, degradação do solo, etc. Ética e Filosofia:O primeiro a formação do homem como cidadão crítico e o seguinte o pensamento sobre o mundo. A matemática está vivenciando com o alunado o aumento dessa população ribeirinha e o desenho geométrico todo ângulo dessa ocupação desordenada. (Instituto São Marcos)

    ResponderExcluir
  14. Amanhã é aniversário da cidade de Olinda e do Recife. Parabéns! O rio Beberibe passa ao norte da cidade do Recife, misturando-se com às águas do rio Capibaribe. Ah! seria legal se estívessemos comemorando a revitalização do rio Beberibe.

    ResponderExcluir
  15. o resultado do rio esta pessima,precisamos desse rio,por que o porcento de agua no mundo e pouca revitalize o rio beberibe.

    ResponderExcluir
  16. Shirley Morais - Olinda/PE11 abril, 2010 13:06

    A situação do rio está cada vez pior. E não se tem mais tempo de procurar culpados e sim soluções para que possa recuperar essa joia importantissima para humanidade. Esta passando da hora dos governos e população assumir suas responsabilidades.
    Conciência e educação ambiental é pra todos.

    ResponderExcluir
  17. POis é Gente, graças ao projeto desenvolvido por nossos alunos do Instituto São Marcos, posso morrer hoje com uma imagem impagavél da Nascente do Rio em Camaragibe, nem parece com essa nojeira que estamos acostumados a ver!
    Vamos mudar essa situação, Faça sua Parte!!!

    ResponderExcluir
  18. Prof. Jarmuth/SOS Rios do Brasil09 maio, 2010 07:09

    Olá Bruno,

    Agora vc não pode morrer não...tem muito trabalho pela frente para ajudar a recuperar o Rio Beberibe.
    Pode nos enviar relatos, fotos e vídeos do trabalho de vocês no Instituto São Marcos que poderá servir de modelo e incentivo para outras comunidades que estão tentando salvar os rios de suas bacias hidrográficas?
    Ficaremos muito satisfeitos em receber e publicar esse material. Podemos contar com sua ajuda nessa divulgação?
    Grato e parabéns pelo que já fizeram!

    prof. Jarmuth

    ResponderExcluir
  19. ESSA PRIMEIRA FOTO NÃO SERIA DO RIO CAPIBARIBE?
    GOSTARIA DE OBTER FOTOS DA NASCENTE DO BEBERIBE
    SE POSSÍVEL. AH, ADOREI O BLOG.

    ResponderExcluir
  20. Prof. Jarmuth - SOSRiosBr20 junho, 2010 19:08

    Ajudem amigos do Recife,
    A fonte de onde foi tirada a foto tinha essa legenda, como ainda não conheço a bela Recife, não possa assegurar se está correta ou não.
    Você podem ajudar, informando tratar-se do Rio Beberibe ou Capibaribe. Aguardo o retorno de vocês e antecipamente agradeço.
    vou pesquisar fotos da nascente do Beberibe e postá-la logo que conseguí-la.
    Abçs

    ResponderExcluir
  21. parabens pelo site!!salve o beberibe!!!GUSTAVO ROSAS-INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE IGUALDADE E SOLIDARIEDADE(IBMAIS)- GREEN PEACE

    ResponderExcluir
  22. Que horror... Como pode uma pesoa escrever tanta coisa errada sobre o rio Beberibe.
    Ele nasce em Camaragibe e não em São Lourenço. Esta foto é do rio Capibaribe.
    O que está aqui postado é um perigo para os estudantes que procuram na net informações para as tarefas escolares.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br