Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de junho de 2008

RIOS DE RIBEIRÃO PRETO RECEBEM ESGOTOS SEM TRATAMENTO

Rio Pardo é o principal rio que corta Ribeirão Preto

Rios de Ribeirão recebem 50% de esgoto "in natura"

A falta de tratamento do esgoto compromete a qualidade dos rios da região de Ribeirão Preto. As cidades que compõem as sete bacias hidrográficas que passam pela região tratam apenas metade do esgoto. O restante é jogado "in natura" (sem tratamento) nos rios.
É o que revela o relatório da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) sobre a qualidade das águas no Estado de São Paulo, divulgado na semana passada.


Na bacia hidrográfica do rio Pardo, que inclui Ribeirão, por exemplo, onde 52% do esgoto é tratado, a quantidade de coliformes (que inclui todos os tipos, inclusive fecais) está acima do estabelecido como ideal por resolução do Conama (Comitê Nacional do Meio Ambiente). Isso ocorre em quase todas as outras cidades.


Hoje, Ribeirão tem 80% de esgoto tratado, de acordo com o prefeito Welson Gasparini (PSDB) -no ano passado, quando o relatório foi feito, eram 70%. "Estamos investindo em cinco frentes de trabalho e trataremos tudo até o fim do ano", disse o prefeito.
Apesar de receber muito esgoto in natura, a qualidade das águas ainda é considerada boa pela Cetesb.

A agência ressalta, no entanto, que é preciso investir em saneamento.
A pior situação é a da bacia do Turvo-Grande, que passa na região pelas cidades de Cajobi, Olímpia, Monte Alto e Monte Azul Paulista. O tratamento médio nesta bacia é de 30%.
Em segundo lugar no ranking das piores está a bacia do Tietê-Jacaré, que passa por Araraquara e São Carlos e recebe 65% de esgoto sem tratamento. Folha S. Paulo - Leia Mais

3 comentários:

  1. Ribeirão é uma cidade muito forte e boa que ñ merece no cargo esse lixo da Darcy Vera!!!!!!!
    Vamos cuidar da nossa cidade,rios,lugares onde brincamos,trabalhamos,etc!
    eu DIGO Ñ AS ENCHENTES!!

    ResponderExcluir
  2. para tratarmos muito bem do que temos porque um dia tudo isso podera acabar algum dia. então vamos se mexer par todos salvarem os rios de Ribeirão Preto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ribeirão preto já foi melhor, agora com essa curva de rio da darçy vera ficou pior,pelo amor de Deus tirem esse lixo de ribeirão mande a devolta para a cidade dela, volta pro mar oferenda ,vamos salvar nossos rios.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br