Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2008

SALVE A ÁGUA BOA DO XINGU



A modelo Gisele Bundchen dá total apoio à Campanha Y Ikatu Xingu

O Rio Xingu é um símbolo da diversidade biológica e cultural brasileira.
Ao longo de seus 2,7 mil quilômetros, ele corta o nordeste do Mato Grosso e atravessa o Pará até desembocar no rio Amazonas, formando uma bacia hidrográfica de 51,1 milhões de hectares (o dobro do território do Estado de São Paulo) que abriga trechos ainda preservados do Cerrado, da Floresta Amazônica e áreas de transição.

Rio Xingu. Foto: Pedro Martinelli/ISA
A região das cabeceiras do Xingu no Mato Grosso é habitada por 18 povos indígenas, totalizando uma população de 10 mil índios, que fizeram do rio a base de sua sobrevivência e de sua cultura. Cerca de 5 mil deles, de 14 etnias, vivem no Parque Indígena do Xingu, uma das terras indígenas mais conhecidas do País. A criação do Parque resultou do trabalho dos mais importantes sertanistas brasileiros, os irmãos Villas-Bôas. A região ao redor dessa Terra Indígena também é a casa de aproximadamente 270 mil não-indígenas.

Gisele sendo pintada por indias do Xingu

Boa parte dos produtores rurais que nela vive veio do Sul do País, a partir dos anos 1970, transformando-a em um importante pólo agropecuário.

Mas estão matando as suas matas
A área, no entanto, está ameaçada. Grande parte das nascentes do Xingu está fora do parque, em local em processo acelerado de uso e ocupação do território. Várias nascentes já secaram por causa do desmatamento e das queimadas.
Até 2007, na região, foram desmatados quase 300 mil hectares de matas ciliares – vegetação que margeia e protege os cursos de água.

Queimada no município de Peixoto de Azevedo. 2003. Foto: André Villas-Bôas/ISA
O Rio Xingu Pede a sua ajuda!
Cresce a perspectiva de uma crise hídrica na região. Os produtores rurais têm relatado o aumento da erosão e a redução de fertilidade das terras. O assoreamento e a poluição estão provocando ainda a morte dos peixes.

A longo prazo, a alteração do clima e a perda de biodiversidade também ameaçam todo o Estado do Mato Grosso. Quando o Xingu se esvai, morrem os peixes, as plantas e um pouco de cada gente, de cada um de nós.

Mata ciliar desmatada perto da BR-080, limite norte do Parque Indígena do Xingu. 2003. Foto: André Villas-Bôas

Lembre-se: você também pode colaborar para evitar que isso aconteça! VEJA COMO

ISA e Gisele Bündchen fazem reunião para falar das campanhas De Olho nos Mananciais e 'Y Ikatu Xingu
O ISA realizou nesta segunda-feira, em São Paulo, uma reunião com Gisele Bündchen para avaliar os resultados da parceria entre a modelo e as campanhas De Olho nos Mananciais e 'Y IKatu Xingu. Gisele apóia a campanha pela recuperação das nascentes e matas ciliares do Xingu desde 2006 e, no ano passado, estendeu seu apoio para a campanha do ISA pela preservação das fontes de água de São Paulo - Notícias Socioambientais, 25/6.

5 comentários:

  1. Belíssima iniciativa e já com tantos bons artigos!
    Conheci o blog através de Clarice Villac.
    Estão todos de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boas Vindas Vera! Obrigado!!!
    Contamos com suas colaborações no futuro "Cantinho Literário" no nosso site e também na divulgação do blog, defendendo assim nossos rios!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. paulo,quanto mais gente preucupada com a nossa naturesa mais chance a naturesa ten

    ResponderExcluir
  5. Não mate a mata seu moço indio tupan, disse não ...
    É preciso que verde seja poupado para que a vida na terra tenha esperança de prosseguir; se os seres humanos, "racionais" não percebem isso..., para que sua existencia mesquinha?
    Para que amar?
    Ter filhos?
    Não tem Deus um homem sem esperança!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br