
MME é contra vazão menor no São Francisco, diz Lobão a Déda
por João Suassuna — Rema Atlântico
03/09/2009 19:27
Valor Econômico - 03/09/2009
A redução foi proposta ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), presidido por Lobão, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A proposta de Machado é que esse grupo autorize a contratação de um estudo técnico que determine cientificamente qual a vazão mínima adequada aos vários usos das águas do São Francisco (geração elétrica, navegação, irrigação, abastecimento de cidades e piscicultura e turismo).
A partir de Sobradinho há sete usinas hidrelétricas com capacidade nominal de quase 10 mil megawatts. A vazão da barragem baiana é determinante no quanto de energia cada uma das usinas vai poder gerar. Como muitas usinas termelétricas estão sendo instaladas no Nordeste, o ONS avalia que em determinadas situações é mais vantajoso reduzir a geração hídrica e ligar a capacidade térmica, evitando o colapso nos períodos de seca regulares (inverno).
Sergipe, que divide a foz do São Francisco com Alagoas, é um dos Estados mais interessados em preservar uma vazão elevada do rio. Cerca de 60% do abastecimento da capital, Aracaju, e dos municípios vizinhos são feitos com água do São Francisco.
Na segunda-feira, foi ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na terça, reuniu-se com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Por fim, obteve a promessa de Lobão de enterrar o projeto do ONS. (CS)
Fonte:
Eng.º Civil Marcos Carnaúba
CREA 3034 D-PE/FN - Maceió - AL
Tels. 82. - 9981.6748-Atual: 8833.9343
e-mail: marcarnauba@gmail.com
Skype: marcarnauba
Eng. João Suassuma - Rema Atlântico
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
O brasileiro (me incluo) sempre acredita que as coisas podem mudar e para melhor, assim epero que a Marina seja esse "vento" ou melhor "ventania" de mudanças. É preciso mais uma vez acreditar!
ResponderExcluirana Marly de Oliveira Jacobino