Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de abril de 2012

SISTEMA DE ALERTA DE DESASTRES NÃO FOI EFICIENTE NA NOVA TRAGÉDIA EM TERESÓPOLIS (RJ)


Na opinião de Humberto Viana, a melhoria do sistema depende de mais investimentos públicos em radares

Secretário de Defesa Civil admite 

necessidade de ajuste em sistema de alerta 

de desastres


Brasília – O sistema de alerta que avisou a população dos riscos de deslizamentos em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio, “pode ser melhorado”, avalia o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana.
Ele admite que os alarmes tardaram a soar ontem à noite “porque não havia indicadores seguros do volume de água que iria cair”. Quando a sirene tocou, o primeiro deslizamento estava ocorrendo, disse Viana à Agência Brasil. “Quanto mais cedo recebermos a informação, mais cedo poderemos avisar à população.” Apesar disso, o secretário avalia que “o sistema funcionou” e que muitas vidas foram salvas (cinco pessoas morreram no desastre).
Na opinião de Humberto Viana, a melhoria do sistema depende de mais investimentos públicos em radares (“em ângulos onde ainda há sombra”), pluviômetros ligados em satélite, mapeamento geológico de área de risco, contratação de equipes técnicas e treinamento da população. Ele não soube dizer o montante que ainda precisa ser gasto, mas garantiu que o governo federal “está investindo” na prevenção de novas catástrofes.
A Defesa Civil alerta para o risco de mais pancadas de chuvas em Teresópolis no final da tarde ou no começo da noite. Segundo o secretário, a população será alertada para deixar as regiões em que a chuva atinja mais de 40 milímetros.
Fonte: Agência Brasil
Repórter: Gilberto Costa - REDE SOCIAL ARCA DE NOÉ NING - VALE DO ITAJAÍ - SC



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br