Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de maio de 2012

PROJETO TAMAR FECHA 31ª TEMPORADA REPRODUTIVA REGISTRANDO PROTEÇÃO A 31 MIL NINHOS

Tamar mostra números da temporada de proteção às tartarugas marinhas


O Projeto Tamar, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fecha a 31ª temporada reprodutiva das tartarugas marinhas (2011/2012) no continente com aproximadamente 17 mil ninhos registrados e protegidos, gerando cerca de 1 milhão e 200 mil filhotes.

Na temporada que ocorreu entre setembro e março, estendendo-se em algumas praias até o mês de abril, o número de desovas das tartarugas de couro (Dermochelys coriacea) e das olivas (Lepidochelys olivacea) tiveram crescimento. Para as gigantes, o aumento foi de cinco vezes em relação à temporada anterior, passando de 16 para 95 ninhos registrados.

A população das tartarugas de couro que desovam no Brasil é a menor de todas, tornando a espécie uma das mais ameaçadas de extinção. As desovas de olivas tiveram um aumento de 12%, passando de 6.621 para 7.373 ninhos.

Durante a temporada, foram flagradas cerca de 1.500 fêmeas em processo reprodutivo, incluindo indivíduos marcados em temporadas anteriores (242 fêmeas) e encontrados pela primeira vez (839 fêmeas). A taxa de manutenção de ninhos in situ (no lugar) permaneceu em torno de 70%. Na praia do Forte, na Bahia, local de maior concentração de desovas de cabeçudas (Caretta caretta) no país, houve um aumento do conhecimento de suas taxas demográficas, o que deverá compor uma melhor avaliação sobre a espécie. Em Sergipe, houve a marcação com transmissores via satélite em indivíduos possivelmente híbridos, para estudo de comportamento.

Na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, continuam as pesquisas com as tartarugas de pente (Eretmochelys imbricata). Recapturas de animais marcados e estudos genéticos demonstraram que a espécie também é capaz de realizar viagens tão longas como as demais. A espécie vem sendo estudada pela médica veterinária Daphne Wrobel, em tese de doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O estudo correlaciona o peso corporal de fêmeas em reprodução, seus níveis séricos de grelina e leptina e os parâmetros bioquímicos e hematológicos indicadores do seu estado nutricional.

Fonte: Comunicação ICMBio.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br