Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2012

ITEREI - " A MONTANA IRÁ A RIO+20"


2069- RIO+20
                        Aliança RECOs

Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

“...Essa grande mulher pela Paz  combateu e ainda combate forças inescrupulosas como a ganância sobre os recursos naturais, a mediocridade dos órgãos de fiscalização ambiental, a ineficiência do Ministério Público e a falta de articulação e mobilização de outros proprietários de terras que, como Léa, também preservam e conservam áreas ricas em recursos naturais que abastecem cidades inteiras com água, seqüestram carbono,  equilibram o clima,  alimentam animais , aves e peixes, promovendo a vida e o meio ambiente para o bem comum. Sem recursos governamentais, sem patrocínio e  financiamentos internacionais de ONGs e de empresas, esses produtores de serviços ambientais vivem encurralados entre preservar o patrimônio natural com seus próprios recursos financeiros e entregar suas terras nas mãos das corporações com aval e conivência dos governos em nome de um  pretenso “desenvolvimento econômico” que menospreza a trajetória destas famílias, as raízes de seu povo e seu modo de vida. Agora enfrentam também a falácia da “economia verde” que se apropria  da necessidade de pagar pelos “serviços ambientais” para tomar suas propriedades com desapropriações...”

ITEREI  –   a montanha irá a  RIO+20

Apresentação por Amyra El Khalili*
A saga de Léa Corrêa Pinto é exemplo para milhares de proprietários de terras que respeitaram a natureza e investiram anos de trabalho e cuidados para preservar e conservar áreas de matas nativas, serras e montanhas. Léa Corrêa Pinto é uma autêntica produtora de serviços ambientais a favor do interesse público, pela manutenção dos ecossistemas como nascentes de águas, águas subterrâneas, florestas, manutenção das encostas , fauna e flora entre outros bens comuns.
É invejável sua luta para salvar  a floresta  com todos seus seres viventes e  as montanhas ITEREI  de onde verte uma rede  de nascentes e riachos de águas puras  e castas das montanhas,  a favor de uma alternativa sustentável para a duplicação da Régis Bittencourt ,  que não gere um desastre ambiental na Serra,  principalmente em ITEREI, aonde ocorrerão os fortes  impactos da duplicação, que será realizada em diretriz independente  com muitas derrubadas de florestas,  cortes das montanhas e aterros,  impacto permanente aos ribeirões e nascentes,  fragmentação com perda doshabitats naturais   e  da biodiversidade, além da desfiguração da paisagem.
Essa grande mulher pela Paz  combateu e ainda combate forças inescrupulosas como a ganância sobre os recursos naturais, a mediocridade dos órgãos de fiscalização ambiental, a ineficiência do Ministério Público e a falta de articulação e mobilização de outros proprietários de terras que, como Léa, também preservam e conservam áreas ricas em recursos naturais que abastecem cidades inteiras com água, seqüestram carbono,  equilibram o clima,  alimentam animais , aves e peixes, promovendo a vida e o meio ambiente para o bem comum. Sem recursos governamentais, sem patrocínio e  financiamentos internacionais de ONGs e de empresas, esses produtores de serviços ambientais vivem encurralados entre preservar o patrimônio natural com seus próprios recursos financeiros e entregar suas terras nas mãos das corporações com aval e conivência dos governos em nome de um  pretenso “desenvolvimento econômico” que menospreza a trajetória destas famílias, as raízes de seu povo e seu modo de vida. Agora enfrentam também a falácia da “economia verde” que se apropria  da necessidade de pagar pelos “serviços ambientais” para tomar suas propriedades com desapropriações.
A ativista Léa Corrêa Pinto conta em uma série de e-books esta  história em defesa das “Sete Mães Ambientais” (as matrizes: água, energia, biodiversidade, florestas-madeira, minério, reciclagem e redução de poluentes – água, solo e ar). É trabalho minucioso de documentação com ilustrações da biota da Mata Atlântica, fotos de montanhas, registro de eventos,  prospectos, folders, cartoons,  gravuras e desenhos realizados pelas autora.
Trata-se de material histórico do “Sertão Paulista” de meados  do  século passado. Retrata fatos vivenciados e promovidos pela autora  de 1955 a 2012.  Registra para a memória  as inúmeras atividades, pioneiras,  ocorridas em ITEREI como  ecoturismo, atividades artísticas,  pesquisas cientificas, educação ambiental, entre outras em ações pró-ativismo a partir de 1978,   com a criação de  ITEREI- Refúgio Particular de Animais Nativos.  O ”Capítulo ITEREI Memória"  é  o primeiro de 21 e-books. Será lançado em side event na Rio +20.
Centro de Referência do Movimento da Cidadania pelas Águas Florestas e Montanhas – Iguassu ITEREI  fundado pela autora,  com a participação   de    entidades da sociedade civil , das comunidades local e acadêmica e representantes  públicos,  é uma das poucas entidades brasileiras que contribuiu  com a Rio+20 no "Issues to Zero Draft" e " Shaping Zero Draft". ITEREI está recomendada pelas Nações Unidas. para participar do Major Groups do evento global  Rio+20.
Com esta obra, Léa Corrêa Pinto deixará este legado de para as presentes e futuras gerações pela CELEBRAÇÃO À VIDA que pulsa na memória de ITEREI (2012).
Se Maomé não vai a montanha, a montanha irá á Rio+20!  Acesse gratuitamente:   http://issuu.com/iterei/docs/itereimemoria1

* Amyra El Khalili  é Economista. Idealizadora e fundadora do Projeto BECE (sigla em inglês) – Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais, da Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária sem Fronteiras e do Movimento Mulheres pela P@Z!. Professora de Pós-Graduação e MBA em várias universidades. Indicada para o “Prêmio 1000 Mulheres para o Nobel da Paz” e para o “Prêmio Bertha Lutz”. Autora do e-book Commodities ambientais em missão de paz: novo modelo econômico para América Latina e o Caribe. São Paulo: Nova Consciência, 2009. 271 p. Acesse gratuitamente http://amyra.lachatre.org.br - http://lattes.cnpq.br/4833702809090692
Lançamento na Rio+20 do e-book de Léa Corrêa Pinto – “Capítulo ITEREI Memória”

O CAPITULO ITEREI MEMORIA de Lea Correa Pinto será lançado, em side event na Rio +20. Este e-book  com registro  na Biblioteca Nacional, já pode ser pre-visualizado: http://issuu.com/iterei/docs/itereimemoria1 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br