25 milhões de pessoas que habitam uma parte da região banhada pelo rio amazonas,estão tendo dificuldades de abastecimento básico devido os piratas que assaltam as embarcações que transportam e comercializam mercadorias para os ribeirinhos no extremo ocidente do estado,embarcações estas denominadas de REGATÃO.

Como a lei proíbe os regatões de transportarem armas,tais embarcações,são alvos fáceis aos piratas,que assaltam,levam toda a mercadoria,quando não chegam a atos extremos de eliminar os tripulantes.

Os piratas ficam bem no meio entre o centro de abastecimento e os povos da floresta.O governo do estado do Amazonas tem conhecimento,assim também como a União,porém até agora,nenhuma fiscalização tem sido operada na área pelas autoridades,a fim de reduzir os ataques dos piratas e proteger os regatões que abastecem os longínquos moradores,que tanto precisam do mínimo necessário a sobrevivência rústica no interior da floresta,não só para os pequenos comércios abastecedores locais,quanto também para suas famílias.

Por causa disso,o número de regatões está caindo devido o risco que os barqueiros enfrentam,não só pela perda de todas as suas mercadorias,quanto também pelas suas vidas.

Os corajosos comerciantes-marinheiros que ainda se arriscam,coordenam o tempo para passarem na área de perigo,durante a noite,quando então navegam as escuras e com o motor parado para não fazer barulho e atrair a atenção dos piratas.Após a passagem,ligam o motor do barco,acendem as luzes e seguem.Porém nem todos os regatões tem a mesma sorte.

O que era para ser só uma questão de trabalho e renda,se transformou em uma aventura arriscada e perigosa.Todavia como a assistência publica aos povos ribeirinhos no extremo ocidente da floresta, é nenhuma,essa população muitas das vezes, principalmente,nos casos de doença,usa o regatão para transportá-la a cidade,onde então,busca ali a ajuda de que necessita. Enfim,além de arriscada,é uma viagem de dias de navegação.Sendo assim,além de comercial,o regatão é extremamente social.Devido ser o único transporte regular,entre aquela longínqua região e a cidade.

Por outro lado,tem havido uma série de denúncias de que navios-tanque,estão roubando água do rio amazonas para transportá-la pra Europa e Ásia,porém a Marinha declarou que tomou conhecimento do caso e não se trata de hidropirataria e sim,de uma operação de lastreamento, necessária a estabilidade e equilíbrio da navegação,pois roubar água e transportá-la acima de 500 KM, é economicamente inviável.E se confirmasse o caso de hidropirataria,a Marinha atacaria o problema.



Ate aí,tudo bem...só fica uma dúvida: no caso dos piratas que atacam os regatões,o caso está confirmado,por quê a Marinha não ataca esse problema? Tem alguma coisa errada! 


Não quero nem pensar que o governo brasileiro está permitindo o abastecimento de água doce para outros continentes,enquanto o sertanejo está perdendo todo o seu sustento e vendo suas plantações e o gado morrer, pela falta dela. Fonte: http://www.almanacre.com