Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de maio de 2012

DIA DE CAMPO SOBRE TROCA DE SABERES NO DIA 17, NA EMBRAPA MEIO AMBIENTE


Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP) onde acontecerá o "dia de campo" 

Embrapa Meio Ambiente realiza dia de campo sobre troca de saberes em práticas agroecológicas

14.5.2012

Construção de barraginhas,  técnicas de recuperação de APPs, matas ciliares e outras práticas, serão trocadas no dia de campo na Embrapa

A equipe de pesquisadores, analistas e bolsistas da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), que desenvolvem projetos e ações em Agroecologia, promove em 17 de maio, a partir das 14h, no Sítio Agroecológico, dia de campo para o intercâmbio de conhecimentos referentes a diferentes práticasde base agroecológica.

Na visão desta equipe, a agroecologia se apresenta como uma importante alternativa ao agricultor familiar frente às dificuldades econômicas, tecnológicas, sociais e ambientais impostas a este setor pelo sistema convencional de produção.

A abordagem agroecológica associa o conhecimento técnico e as experiências práticas dos próprios agricultores para desenvolver sistemas agrícolas complexos queapresentem uma dependência mínima de insumos agroquímicos e/ou externos, visando garantir sua sustentabilidade econômica, social e ambiental.

O dia de campo começa com a apresentação da proposta e organização dos grupos de visitação. O público esperado, em torno de 120 pessoas, composto poragricultores, técnicos e estudantes, visitarão 5 Estações onde serão abordadas técnicas de recuperação de áreas de preservação permanente, sistemas agroflorestais(SAFs) e consórcios de frutíferas, conservação do solo e barraginha, coleção de espécies forrageiras, adubação verde e a criação racional de abelhas sem ferrão (meliponicultura).

Recuperação de áreas de proteção ambiental
A importância das ações de recuperação de matas ciliares situadas nas margens de córregos e rios, ou seja, das denominadas Áreas de Preservação Permanente(APPs), vão muito além da regularização ambiental das propriedades rurais. Estas ações promovem a contenção de processos erosivos, o aumento de volume e amelhoria da qualidade da água destes córregos e rios bem como o aumento da biodiversidade da flora e fauna locais.

Nas APPs do Sítio Agroecológico pode-se observar diferentes técnicas de recuperação de matas ciliares que, a partir do plantio de espécies arbóreas nativas da MataAtlântica, combinam diferentes sistemas agroflorestais (SAFs) como o de produção de espécies frutíferas e medicinais, como também as diferentes práticas demanejos de espécies espontâneas que permitem uma avaliação da eficiência técnica e econômica destas diferentes práticas.

Sistemas agroflorestais
Os sistemas agroflorestais são combinações de árvores e cultivos agrícolas. Visam, ao mesmo tempo, a melhoria ambiental e a obtenção de renda a curto, médio elongo prazo. Podem ter desenhos mais abertos e alinhados, combinando cultivos agrícolas e árvores, nos quais ficam facilitadas as operações agrícolas. Outrapossibilidade são os SAFs mais fechados, imitando a mata natural. Podem contemplar cultivos anuais, arbustos, fruteira, árvores nativas pioneiras e secundárias, emconfigurações as mais variadas e buscando objetivos ambientais e econômicos os mais diversos, sendo mesmo possível sua utilização em áreas de reserva legal ede preservação permanente.

Meliponicultura - criação racional de abelhas nativas sem ferrão
Na criação racional de abelhas nativas sem ferrão utilizam-se recursos naturais de livre acesso (floradas). Na meliponicultura há a possibilidade de criação empequenas propriedades rurais e ambiente urbano. Podem ser utilizados materiais recicláveis e de baixa manutenção. 

A meliponicultura oferece várias opções deexploração (produtos, serviços de polinização, venda de colônias e matrizes, serviços ambientais, educação ambiental). A atividade não demanda dedicação exclusiva epode contemplar a participação de todo módulo familiar. Além disso pode-se ter uma inter-relação com outras atividades agrícolas (sistemas agroflorestais) e há ageração de serviços ambientais (polinização de espécies nativas e em sistemas agrícolas, melhoria da produtividade, manutenção da biodiversidade da fauna e flora.

Coleção de espécies forrageiras
Coleção de espécies forrageiras é o cultivo de gramíneas e leguminosas de diversas espécies, que podem ser utilizadas como alimento para o gado e outras criações,sem oferecer qualquer risco à saúde dos mesmos. Esse tipo de coleção serve ao agricultor para a experimentação da adaptação de diferentes espécies às condiçõeslocais (solo, clima, infraestrutura, entre outros) e para a troca de experiências. Além disso, também tem como finalidade o cultivo de espécies pouco conhecidas queprecisam ser resgatadas e conservadas, devido à sua rusticidade e elevado valor nutricional.

Barraginhas
As barraginhas (ou bacias de contenção de água) têm como função interromper o fluxo das enxurradas, forçando a infiltração da água no solo. Sua instalação provocadois efeitos positivos, pois atua no controle de processos erosivos e aumenta a umidade do solo. Protegem, desta maneira, o solo e amenizam os efeitos da estiagem.De simples construção e baixo custo, têm sido amplamente empregadas em várias regiões, sobretudo no norte de Minas e no Semiárido.


       (crédito das fotos: Marcos Neves)


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br