Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2012

BARRAGENS NO RIO TIETÊ VÃO INUNDAR IMENSA ÁREA NO ESTADO



Obras vão criar lago de 100 km em SP

Construção de barragens deve inundar uma área equivalente a 2 mil campos de futebol

11 de maio de 2012

José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo
SOROCABA - A sequência de barragens deve formar um lago com pelo menos 100 quilômetros de extensão e largura de até 4 quilômetros em alguns pontos. Apenas as barragens de Tietê e Laranjal Paulista devem inundar uma área equivalente a cerca de 2 mil campos de futebol. A extensão da hidrovia faz parte de convênio de R$ 1,7 bilhão com o governo federal, assinado no ano passado para melhorias e novas obras - o Estado dará uma contrapartida de R$ 800 milhões.
E as prefeituras já apostam na exploração do turismo nos lagos. O prefeito de Salto, Geraldo Garcia (PDT), por exemplo, já tem projeto de navegação turística entre a cidade e Porto Feliz. O projeto abrange a construção de atracadouros em pontos estratégicos para visitas a fazendas históricas.
Mas o projeto já levanta dúvidas de ambientalistas. A barragem de Tietê, segundo Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, poderá inundar o Parque das Monções, em Porto Feliz, ponto de partida das expedições bandeirantes entre os séculos 17 e 18. Trata-se de uma região tombada pelo patrimônio histórico estadual.
Procurado, o diretor do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio Carvalho, informou que o governo está fazendo com os órgãos ambientais a avaliação estratégica de todo o projeto. "Não faz sentido pensar em cada barragem individualmente."
Ele ressaltou que o projeto está sendo revisto para evitar que o sítio histórico de Porto Feliz seja atingido.
Pirapora sem espuma. Na segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acompanhou o início das obras de construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na barragem de Pirapora, no Rio Tietê, na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Com os equipamentos, a barragem de 50 anos, que servia apenas para regularizar a vazão do rio, vai gerar 25 megawatts de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes.
A obra da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) ficará pronta em 24 meses e contribuirá para reduzir a espuma que se forma na área urbana de Pirapora.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br