Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2012

ESTADO DE SP VAI CONSTRUIR CINCO BARRAGENS NO TIETÊ PARA AUMENTAR A HIDROVIA


Parque das Monções em Porto Feliz (SP)


Mais uma infeliz surpresa do 

Governo do Estado

Matéria do Caderno Metrópole de O estado de 12/05 informa que “O Estado construirá 5 barragens e Tietê ficará navegável a 98 Km da capital.”

Não se trata apenas de uma idéia ou uma proposta mas de decisão já tomada pelo nosso Governo de investir R$ 1,7 bilhão nessa obra já definida com projeto, recursos, prazos de execuções, etc..., cujo objetivo é ampliar a hidrovia do sistema Tietê – Paraná de 2.400 Km para 2.650 Km, surpreendendo mais uma vez os 40 milhões de paulistas.

Foi mais um projeto gestado em gabinete por alguns técnicos hidroviários que se preocuparam exclusivamente com os objetivos setoriais da hidrovia não conseguindo vislumbrar os impactos dela decorrentes. Apenas para dar uma medida da qualidade do projeto e dos cuidados tomados saliento que o projeto vai inundar o Parque das Monções em Porto Feliz, ponto de partida das expedições dos bandeirantes entre os séculos 17 e 18, região histórica tombada pelo Patrimônio estadual.

O diretor do Hidroviário questionado informou que o projeto será revisto para evitar que esse Parque seja inundado. Ainda para mostrar o nível, o mesmo diretor tentando valorizar o seu projeto afirmou que as barragens apresentam também as vantagens de reter os lixos jogados nos rios !!!

É realmente incrível que o Governo do Estado mais rico da federação não saiba que necessidades existem aos milhões mas apenas algumas são oportunas e dessas ainda menos sejam viáveis. Além disso uma intervenção para ser decidida pelo Governo precisa entrar numa escala de prioridades e uma rápida passagem pelos nossos problemas fica evidente que esse projeto deverá estar situado muito longe nessa escala além de ser absolutamente inoportuno einviável.

Senão vejamos:

Nesses últimos 20 anos na RMSP além da continuidade da urbanização desordenada e sem controle, cresceram assustadoramente os déficits de habitação, transporte, abastecimento de água, tratamento de esgotos, enchentes, tratamento de disposição de resíduos sólidos, degradação de mananciais, ampliação de áreas de risco, poluição do ar, das águas e do solo.

Desses problemas elencados, apenas estão tendo alguns investimentos, o setor de transportes e mesmo este muito aquém das necessidades. Quanto aos demais o Governo até agora não demonstrou nenhuma preocupação.

Pelo menos uma tranquilidade é possível: esse projeto não será executado simplesmente porque não dispõe de condições mínimas para tirá-lo do papel.

Mesmo assim o assunto não poderia ficar sem registro.

Aceite o meu abraço,
Julio Cerqueira Cesar Neto
55 11 36669924 - 55 11 99137065
SITE | BLOG



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br