Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de fevereiro de 2014

DANDO EXEMPLO PARA OUTRAS PRAIAS BRASILEIRAS, BOMBINHAS (SC) LANÇA CAMPANHA CONTRA AS BITUCAS

 

Bombinhas, em SC, lança campanha contra bitucas nas praias

Bituqueiro instalado no acesso à praia da Lagoinha, em Bombinhas Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter
Bituqueiro instalado no acesso à praia da Lagoinha, em Bombinhas
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter
Turistas frequentes de Bombinhas (SC) devem ter notado uma diferença no município repleto de praias do litoral catarinense neste verão. Desde dezembro, um projeto ambiental incentiva fumantes a jogarem as suas as bitucas de seus cigarros em recipientes próprios para isso, os chamados bituqueiros.
O projeto Bombinhas Sem Bitucas, idealizado pela iniciativa privada com apoio institucional da prefeitura e da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, consiste em fazer parcerias para implantar cerca de 500 bituqueiros e, assim, reduzir o impacto ambiental causado pelas pontas de cigarros, especialmente nas praias.
Segundo a Ecossistema Análise e Consultoria Ambiental, empresa sediada em Bombinhas e que idealizou o projeto, as bitucas muitas vezes não recebem a atenção devida e causam menos peso na consciência de quem as arremessa no chão, por serem consideradas por muitos como “microlixo”. Isso não quer dizer, no entanto, que deixem de representar problemas ao ecossistema.
Com substâncias extremamente nocivas à saude humana e ambiental, a bituca de cigarro leva cerca de 5 anos para se decompor. Ao entrar em contato com a água, ela libera substâncias tóxicas que podem alcançar até mesmo os lençóis freáticos. 
Desde o final de dezembro, mais de 20 estabelecimentos comerciais, especialmente bares, restaurantes e pousadas, já aderiram à campanha adquirindo cerca de 50 bituqueiros personalizados para seus estabelecimentos. Também fazem parte da campanha "blitzes" e informativos em jornais locais. 
De acordo com a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), cada fumante dispensa 7,7 bitucas de cigarro por dia, em média. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existem 1,6 bilhão de fumantes no planeta. Portanto são 12,3 bilhões de bitucas descartadas todos os dias nas ruas, calçadas, praças, córregos, praias e outros locais públicos. 
Em Bombinhas, todas as bitucas coletadas pela ação são devidamente embaladas e enviadas para reciclagem. O recolhimento nos bituqueiros é feito uma vez por semana com o auxílio de uma motocicleta que, segundo os organizadores, emitem menor concentração de monóxido de carbono à atmosfera. 
O leitor Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
Fonte: TERRA - http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br