Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de fevereiro de 2014

RACIONAMENTO DE ÁGUA TAMBÉM NO PARANÁ - RODÍZIO COMEÇA EM ARAPONGAS






Sanepar estuda fazer rodízio no 




fornecimento de água em Arapongas


Medida ocorre devido o aumento no consumo de água na cidade do Paraná.
Racionamento deve começar a partir da primeira semana de fevereiro.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina

A Companhia de Saneamento do Paraná(Sanepar) deve iniciar na primeira semana de fevereiro um rodízio no fornecimento de água em Arapongas, no norte do estado. A medida será tomada por causa do aumento no consumo no verão. De acordo com a Sanepar, a quantidade de água consumida está 30% acima da capacidade de abastecimento da cidade.
"Estamos pensando em fazer um racionamento ou um rodizio para que esses problemas sejam divididos e um bairro só não sofra os problemas de falta de água durante a semana”, disse o gerente da Sanepar em Arapongas, Luiz Alberto da Silva. Os bairros que ficarão sem água serão comunicado com antecedência, segundo o gerente da Sanepar. O período de racionamento será de no máximo 24h.
O gerente da Sanepar na cidade explicou que há um desequilíbrio entre a produção e o consumo de água na cidade, principalmente nos bairros mais distantes das centrais de abastecimento. “Há um desabastecimento pontual no fim de semana, quando o consumo é maior”, apontou.
Para solucionar o problema, a Sanepar está ampliando a rede de fornecimento na cidade. Estão sendo construídos dois poços artesianos, um reservatório, e uma nova tubulação no centro da cidade. A previsão é que as obras sejam concluídas em agosto, e o o abastecimento seja totalmente normalizado em setembro.
Problemas em outras cidades
Segundo a Sanepar, cidades onde o abastecimento é feito por postos artesianos já estão sofrendo com o racionamento. Em Sabáudia, no norte do estado, caminhões-pipas estão ajudando no fornecimento de água.
“Nós temos algumas cidades no Paraná, como GuarapuavaSanta Tereza do OestePinhãoNova Tebas, Sabáudia e Arapongas, que nós encontramos dificuldades em manter o abastecimento normal durante o verão. Isso ocorre por causa das altas temperaturas, e nos casos de postos artesianos, devido à queda de vazão”, disse Carlos Roberto Pinto, gerente-geral da Sanepar.
Para evitar problemas com o abastecimento, a Sanepar orienta os consumidores a usarem a água de forma racional. “Basicamente é evitar lavar a calçada com a mangueira, tentar usar a água do tanque para lavar as calçadas, reduzir o tempo do banho. São bons costumes que podem ajudar a reduzir esse problema”, orientou Carlos Roberto Pinto. 
Fonte: Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br