Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de julho de 2008

HIDRELÉTRICA DO RIO MADEIRA É MOTIVO DE DEMANDA

Consórcio inicia batalha jurídica pela usina de Jirau

O consórcio Jirau Energia, derrotado na disputa pela segunda hidrelétrica do rio Madeira (RO), pediu formalmente que a Agência Nacional de Energia Elétrica suspenda o leilão realizado em maio. A Aneel não fixou prazo para a resposta ao recurso apresentado na sexta-feira.

O recurso à agência reguladora é o primeiro gesto formal de contestação da escolha do consórcio Energia Sustentável do Brasil, liderado pela multinacional Suez e integrado também pela empreiteira Camargo Corrêa.

O Enersus apresentou o menor preço para construir e operar a hidrelétrica mediante mudanças no projeto. O consórcio derrotado, liderado pela empreiteira Norberto Odebrecht, alegou falhas técnicas para tentar impedir a homologação do resultado, prevista para o dia 23.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão disse considerar uma "possibilidade distante" a anulação do leilão de Jirau - FSP, 1/7, Dinheiro, p.B9; OESP, 1/7, Economia, p.B9; O Globo, 1/7, Economia, p.25. Fonte: Manchetes Socioambientais

2 comentários:

  1. PRESIDENTE LULA: DEFENSOR DO MEIO AMBIENTE.

    Defender o patrimônio brasileiro, região Amazonas, patrimônio da nação Brasileira e Humanidade, é preciso tomar providencias fartalecimento para os ministérios do IBAMA, MEIO AMBIENTE, INCRA e da BIODIVERSIDADE, em relação ao meio ambiente e principalmente a respeito das nações indígenas, parques florestais nacionais, reservas biológicas, e ecológicas, terras indígenas, Ilhas fluvial, lagos e rios, nascentes, margens e aos longos de suas extensão até os estuários de sua foz no Oceano Atlântico. É preciso com urgências tomar medidas e recursos previsto nos orçamentos da União do ano 2009 para o ano 2010.Inibir e proibir a exploração pelo Homem Sapeis Heréticos Brasileiro ou estrangeiro a proteger a biodiversidade, as riquezas, natural, cultural, mineral, flora, fauna, pesca comercial e industrial, combater a exploração da Biodiversidade pirata, queimadas criminosas na floresta sem planejamento e estudo cientifico, sem o consentimento direto do presidente da república, depois de passado por outros poderes, legislativo e judiciário, sob penas de crimes inafiançável, com a forças da lei, fazer com que parceiros, comparsas, mandantes e mandados tais criminosos do meio ambiente, pague multas pesadíssima e cumpra penas pesadas com perdas do seu patrimônio que tem, para custear a reflorestamento e cobrir as despesas nas áreas de proteção ambiental protegidos por lei. E principalmente patrimônio valioso, tão importante para nosso país e gerações futuras que precisará para estudos e admira-los o passado de nossas verdadeiras histórias. O nosso glorioso e protetor da nação Brasileira, Polícia Federal, Exercito Beasileiro, Ibama, GREEPENCE, Chico Mendes, poderão construir bases unificadas, para se estabelecer e estar presente nestas áreas de proteção ambiental permanente. Nesta região é o mínimo que pode ser feito. Estado do Pará: Reserva florestal Mudurucania (chapada do Cachimbo), parque nacional do Amazonas, Araguaia, Pimentel Barbosa, Mãe Maria, Tumucumaque, Terras e reservas Indígenas, Mencranotire, Sai Cinza, Caiapó, Catete, Bacajá, Tapajós, Andirá Maraú, Araras, Caranaú, Amanaiés, Caru, Turiaçu, Caxiuna, Araribóia, Jarí, Wakiri, Mocambo, Nhamudá, Jacu. Terra do Meio. Estado de Rondônia. Rio Negro Ocaia, Rio Branco, Pacajás Novos, Rio Guaporé, Parque Nacional de Pacaás.Tenhamirim, Terras Indígenas Aripuanã, Serra Morena, Juruena, Zorós, Caritiana, Igarapé Ribeirão, Sete de Setembro, Reserva Indígena Roosevelt, Igarapé de Lourdes, Reserva Biológica do Jarú, Guaporé e Área Indígenas Tubarão Catundé. Estado do Mato Grosso. Parque Nacional do Xingu. Reserva Indígena Parabuburé, São Marcos, Marechal Rondon, Areões, Sangradouro, Pareci, Nambiquara, Salumá, Menqui, Apiacá, Caiabí, Cinta Largas, Serras das Araras, Estivandinho, Tirecatinga, Pirineus, Ericbasa, Itapaiúna, Serras dos Apicás, e região Florestal de Visitas e Esperanças, encontro com o Rio Teles e Juruena.
    Estado do Amazonas, Amapá e Acre. Estação Ecológicas, Biológicas Miroauá, Anavilhanas, Parque Nacional e Terras Indígenas: Pico da Neblina, 31 de Março, Olinda Envira, Igarapé Gaúcho, Rio Amônia, Rio Jordão, Rio Humaitá, Campa, Jordão, Amônia, Jaminauá Gregório, Serra do Divisor Nucuni, Campina, XICO Mendes-Xapuri.Igarapé Penedo Baú, Alto do Jutaí, Camicaã, Mariané, Axararí, Boca do Acre, Fumare, Rio Ibiá, Leopoldo, Lauro Soares, Lameirão, Telona, Jarí Japurá, Pai Cachoeira, Uinmatiá, Wati-Paraná, Juareté, Icaná Ataré, Reserva Florestal Rio Negro, Rio Jarí, Ianomâmi, Parinã, Macajaí, Uimirim Atroarí, Raposo do Sol. E outras mais que deixou de apresentar.Somadas as forças com os Estados Município defenda os VERDES LOUROS de Nossa Bandeira ficará eternamente em berço esplendida pátria amada BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. SAO OTIMAS MATERIAS E IDEIAS DE PRESERVAÇAO, SO QUE QUEM ESCREVEU NAO FEZ A REVISAO POIS LA EM CIMA ESTA ESCRITO ERRADO NAO E FARTALECIMENTO E SIM FORTALECIMENTO...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br