Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de julho de 2008

PROJETO PREVÊ PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA E MANANCIAIS DO LITORAL SUL PAULISTA

Praia dos Sonhos - Itanhaém - Litoral Sul Paulista


Sabesp lança projeto "De Olho na Mata Atlântica"

10 de Julho de 2008
No próximo sábado, 12, às 8h30, a Sabesp fará o lançamento do projeto “De Olho na Mata Atlântica”, uma ação em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente/Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental e a ABVL – Associação Brasileira de Vôo Livre que, durante a 4ª Audiência de Sustentabilidade, realizada em fevereiro na sede da Sabesp, apresentou proposta para monitoramento aéreo da Serra do Mar.

O trabalho será constituído de dois sobrevôos semanais das áreas de mananciais de abastecimento do Litoral Sul, particularmente das bacias dos rios Mambu e Branco, com uso de pára-pentes motorizados.

No percurso será monitorada a ocorrência de atividades de degradação e prejuízos ao meio ambiente.
O projeto é pioneiro no país e auxiliará na preservação da Mata e, principalmente, das fontes de abastecimento do Litoral Sul.
Munido de um GPS, máquina fotográfica e rádio-comunicador o piloto poderá passar informações precisas aos órgãos de fiscalização de situações irregulares.

O processo permite, ainda, a atualização de dados para monitoramento detalhado das áreas de mananciais, agilizando a atuação dos órgãos em caso de irregularidades. Os sobrevôos também servirão como importante instrumento de apoio às ações preventivas de campo, colaborando com o Plano Operacional de Controle – Operações Integradas entre a Fundação Florestal e a Polícia Ambiental. Adicionalmente o projeto poderá apoiar atividades de pesquisa da vegetação da região.

Cabe destaque que os pára-motores permitem vôo mais próximo à encosta, consomem muito menos combustível que os helicópteros, gerando menos poluição e poderão constituir uma opção interessante para estes trabalhos de apoio.
Durante o evento, um grupo de parapentistas farão uma demonstração de vôo livre ao público. Na ocasião, convidados e banhistas poderão conferir a importância da atividade.

Lançamento do Programa “De Olho na Mata Atlântica”
Sábado - 12 de julhode 2008
Horário: 8h30
Local: Praia dos Sonhos - Itanhaém/SP - Rod. Pe Manoel da Nógrega (SP 55), km 323 (entrada pelo trevo no Posto da Polícia Rodoviária, seguir até à Av. Rui Barbosa, tomá-la em direção à Peruíbe, passar a ponte sobre o rio Itanhaém, descer a Av. Pres. Kennedy até a Praia dos Sonhos)
Fonte: Da A. I. Sabesp

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br