Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de julho de 2008

SALVANDO AS ÁGUAS DOS RIOS MACACU - GUAPI E CACERIBU (RJ)

Pôr do Sol no Rio Macacu - André Confort Rodrigues UFF desenvolve projeto na região dos rios Macacu - Guapi - Caceribu
18/7/2008
A Universidade Federal Fluminense está desenvolvendo o Projeto Macacu, um planejamento estratégico que possibilitará a execução da gestão integrada dos recursos hídricos de toda a área abrangida pelos rios Macacu - Guapi - Caceribu, sob o patrocínio da Petrobras Ambiental.

A iniciativa tem como objetivo principal definir alternativas para garantir disponibilidade de água a todos os municípios abastecidos pela bacia hidrográfica, entre eles: Niterói, Itaboraí, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.

A Universidade está realizando um diagnóstico detalhado de toda a área do Projeto Macacu, para determinar suas atuais características ambientais e socioeconômicas. As Coordenadorias técnicas atuam em diversas frentes de estudos: - geoprocessamento, recursos hídricos, qualidade da água, projetos de engenharia, geotecnia e hidrogeologia, usos e potenciais agrícolas.

Segundo a Professora Chou Sin Hwa, Coordenadora Institucional do Projeto, o Projeto Macacu objetiva estudar e propor alternativas para aumentar a disponibilidade hídrica, considerando os usos múltiplos atuais e futuros, além de avaliar a qualidade atual da água para abastecimento humano, especialmente, conhecer a dispersão e a diluição dos poluentes nos cursos d`água em estudo, permitindo ações preventivas de controle ambiental, bem como promover a gestão participativa da população, a partir das atividades de Educação Ambiental planejadas para conscientização e mobilização comunitárias, com o envolvimento de Escolas da região.

A partir da estruturação e organização do banco de dados georreferenciados da Coordenadoria de Geoprocessamento, as equipes passaram a dispor de bases cartográficas e imagens, em escala 1:50.000 e 1: 10.000, envolvendo toda a área alvo do projeto. Estão sendo realizados novos mapeamentos da cobertura vegetal da região e de uso e ocupação da terra.

A Coordenadoria de Recursos Hídricos está fazendo um levantamento dos dados de postos pluviométricos e fluviométricos da bacia hidrográfica e analisou dados publicados sobre as demandas atuais e futuras de água na região.

Cachoeira no Rio Macacu (RJ)QUALIDADE DAS ÁGUAS

Com relação à qualidade de água foi realizada uma revisão das características hidráulicas dos cursos d'água e dos resultados de análises de qualidade feitas pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente nos rios Guapi-Macacu e Caceribu-Macacu, que constataram uma maior contaminação por esgotos domésticos e adubos provenientes das pequenas lavouras na região, gerando a eutrofização da água (desenvolvimento descontrolado de microalgas). A equipe de Projetos de Engenharia está realizando uma análise técnica e econômica das alternativas preliminares de abastecimento de água para a região.
As pesquisas de campo da equipe da Coordenadoria de Geotecnia e Hidrogeologia para levantamento das principais captações de água subterrânea na região, com mapeamento dos poços, têm como objetivo conhecer melhor os aqüíferos existentes e suas potencialidades.

Aqüíferos são formações subterrâneas que armazenam e transmitem as águas subterrâneas.
De forma complementar, também estão sendo realizados trabalhos de campo com o objetivo de avaliar as áreas de recarga, que são locais preferenciais para as águas de chuva entrarem no subsolo, e as áreas de descarga, locais por onde as águas saem, como, por exemplo, as nascentes, lagos e rios.

DEMANDA HÍDRICA DA REGIÃO
A equipe de Usos e Potenciais Agrícolas tem o intuito de conhecer a atual demanda hídrica dos produtores rurais da região, através do levantamento de informações sobre as diversas atividades agropecuárias, produção agrícola, estimativa da demanda hídrica dessas atividades e cadastramento de associações de produtores. Para trabalhar os conceitos de uma produção de acordo com as condições ambientais seguras, esta equipe planeja implantar um projeto piloto na Fazenda Modelo da UFF, situada no município de Cachoeiras de Macacu, para demonstrar a forma correta de tratamento de resíduos e utilização racional da água, além de práticas de conservação do solo e do meio ambiente.

As atividades de Educação Ambiental são coordenadas pela ONG Instituto Baía de Guanabara. Professores e alunos das redes municipais de ensino estão sendo orientados sobre a importância da água e a disponibilidade hídrica regional. Serão realizadas visitas aos rios da região, para observação das condições ambientais a partir da identificação da presença dos macroinvertebrados bentônicos, pequenos organismos aquáticos que sinalizam os níveis de poluição da água. Esses organismos são larvas de insetos, crustáceos, moluscos e anelídeos (vermes) e são considerados bons indicadores de poluição, pois alguns só vivem em águas ricas em oxigênio.
Antes de realizar qualquer análise, os professores e alunos estão sendo orientados pelos monitores do projeto sobre os diferentes tipos de uso da água, alternativas para aumentar a disponibilidade hídrica da região e de se manter os rios mais limpos. Será estudada também a vazão dos rios e quantidade de chuvas com a instalação de pluviômetros nas áreas do projeto.

OS PARTICIPANTES DO PROJETO
Serão 10 escolas envolvidas no trabalho, 50 professores e 150 alunos.
Nas coletas para educação ambiental sendo utilizado um oxímetro, um aparelho que mede oxigênio, ph, temperatura e condutividade elétrica. Estão sendo preenchidas fichas com as principais características de cada trecho, como informações sobre coloração e odor da água, ocupação da área do entorno, condições da vegetação das margens, entre outras observações. Para identificação dos organismos nas águas, os monitores utilizão redes manuais com malha de 0,59 milímetros de abertura.
Os organismos serão observados pelos alunos por lupas e microscópios. Durante a coleta os alunos recebem a orientação. Serão realizados seminários na região para apresentação do trabalho e elaborado cartilhas para as escolas.

Informações Adicionais:(21) 3709 9822 - 9945 2044 - 9855 5026 - 25405105
Marcela Vigo/ Adriana Ayres
Fonte: Contexto e Comunicacao/Portal do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br