Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de julho de 2008

POLUIÇÃO AUMENTA E ESPUMA VOLTA AO RIO TIETÊ

Espuma no Rio Tietê em Epitácio Pessoa - Ag. Estado

Espuma volta ao Rio Tietê em Salto

Depois de dois anos, poluição e mau cheiro reaparecem no interior
(ESTADO 02/07 - José Maria Tomazela, SOROCABA)

Depois de uma trégua de quase dois anos, a espuma formada pelo excesso de poluição voltou a cobrir o Rio Tietê, em Salto, na região de Sorocaba. “Tem dia que fica uma nata preta tão fedida que arde o nariz.” O pedreiro Quadros disse que o cheiro é parecido com o de ovo podre.

Na manhã de ontem, havia uma grossa camada, como um manto, sobre o rio em trechos que cortam a área urbana, a partir do Parque das Lavras, uma das atrações turísticas da cidade. Em alguns pontos, a espuma se misturava com o lixo flutuante, garrafas plásticas e pedaços de isopor.

A concentração maior de poluentes ocorria após a cachoeira, na região central, junto ao estádio da Associação Atlética Avenida. No início deste ano, a população comemorou a notícia de que a mancha de poluição do Tietê havia recuado em razão das obras de despoluição na Grande São Paulo, beneficiando Salto.

O pedreiro Geraldo Aparecido de Quadros, que trabalha numa obra à margem do rio, disse que o pior é o mau cheiro da espuma. “Tem dia que fica uma nata preta tão fedida que arde o nariz.” Quadros disse que o cheiro é parecido com o de ovo podre. Segundo ele, a situação se agrava em razão da falta de chuvas e da vazão baixa.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Márcio Mendes da Silva, atribuiu a formação de espuma à baixa vazão decorrente da estiagem, aliada às condições do clima. Segundo ele, o recuo na mancha de poluição constatado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e atribuído às obras de despoluição na região metropolitana havia se estendido até Salto. “Deu para notar a melhora na qualidade da água e esperamos que essa situação (a espuma) seja passageira.” A última medição da qualidade das águas do Rio Tietê feita em Salto há menos de um mês pela SOS Mata Atlântica apontou 4 miligramas de oxigênio diluído na água, um índice muito ruim, segundo os parâmetros da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Em 2002, no entanto, o índice era ainda pior e oscilava de 0 a 2, segundo a ambientalista Maria Luiza Ribeiro, coordenadora de projetos da entidade.

Há dois meses, o índice estava entre 7 e 8 miligramas por litro, o que explicaria a presença de peixes. Ela atribuiu a recente queda na qualidade ao baixo volume de água no rio, causado pela estiagem.Segundo Maria Luiza, as medições mostram que o rio sente positivamente os efeitos da ampliação no tratamento de esgotos obtida pelo Projeto Tietê.

O problema da espuma, segundo a ambientalista, é causado pelo detergente biodegradável, que as donas de casa consideram ambientalmente correto.A volta da espuma será discutida numa reunião do Comitê de Bacia do Sorocaba Médio-Tietê na sexta-feira. “Temos de começar a debater essa questão dos biodegradáveis”, afirmou Maria Luiza.
Do corresp. Eng. Luciano M. Aguiar/AGÊNCIA ESTADO

2 comentários:

  1. Parabéns! O blog ficou ainda melhor com as fontes e datas das matérias! Muito obrigada! É uma pena o nosso Rio Tietê, que já estava melhorando, piorar deste jeito.... Fico aguardando novidades sobre o meu querido Rio Pinheiros!
    Grande beijo!
    Priscila Andrade

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Priscila,
    Seu comentário e suas sugestões são excelentes e foram todos acatados pela equipe.
    Breve teremos novidades sobre o seu poluído Rio Pinheiros...
    Lembre-se que este ano é muito favorável para se fazer reivindicações...
    Continue colaborando!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br