Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2009

CAPITAL DO PARÁ SEM SANEAMENTO BÁSICO

Ver o Pêso, Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas - (Foto Lucas Queiroz)

Maior desafio em Belém é saneamento, diz Prefeito Duciomar Costa

Apenas 6% da população da Capital do Pará possuia saneamento básico, um dos índices mais baixos do país.

Lucy Silva/Especial para Terra
Direto de Belém do Pará - 16 de janeiro de 2009

Natural do município de Tracuateua, no interior do Pará, o bacharel em direito Duciomar Costa (PTB), 54 anos, tem origem humilde. Foi feirante, jornaleiro e taxista. Foi vereador por dois mandatos consecutivos, dois como deputado estadual, senador e agora assume, mais uma vez, a Prefeitura de Belém, somando 21 anos de carreira política.

O primeiro mandato como vereador, em 1988, foi obtido graças a uma sobra de legenda, pois ele teve apenas 1.384 votos. A partir da segunda candidatura, ainda como vereador, as duas posteriores como deputado e, finalmente, como senador, Duciomar teve votações expressivas. A ponto de receber mais de um milhão de votos em 2002 para o Senado. Nas eleições municipais de 2004, venceu o segundo turno de Ana Julia Carepa (PT), hoje governadora do Pará.

Em seu segundo mandato à frente da administração de Belém, ele tem como vice Anivaldo Vale (PR). Segundo ele, seu principal desafio é levar saneamento à população do município, cujo percentual de atendidos já foi de apenas 6%, antes de seu primeiro mandato. Diz que as obras estruturais são a solução para a melhoria da cidade em todos os aspectos, principalmente no que se refere à segurança e à saúde, área sobre a qual recebeu críticas na campanha.

"Vamos dar prioridade total às obras de drenagem, macrodenagem, drenagem profunda de ruas, ligação de esgoto, esgotamento sanitário, água potável. Belém só tinha apenas 6% de esgotamento. Nós priorizamos isso no nosso governo e essa ação sistemática até nos penalizou, porque são obras caríssimas, mas decidimos fazer para promover saúde e cidadania. Foram mais de mil ruas com drenagem profunda em bairros como Benguí, Guamá, Terra Firme. E isso vai continuar no nosso governo, principalmente com mais macrodrenagem da Estrada Nova e do Paracuri."
Confira a íntegra da entrevista do prefeito ao Terra

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br