Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de janeiro de 2009

ESPÍRITO SANTO CONTRATA AUTOMAÇÃO DE SISTEMA DE ÁGUA




Foto da ETA de Nova Venécia (ES)

Cesan firma contrato para automação de sistemas de água com empresa paulista

“Esse contrato é muito importante, porque possibilitará que a Cesan incorpore uma tecnologia de ponta disponível no mercado há alguns anos, apoiada em toda a experiência da Sabesp.
A implantação do software trará ganhos operacionais e econômicos para a Companhia, porque uma estação de tratamento de água automatizada gera economia de vários insumos e também garante mais qualidade à água que é entregue à população”, explicou o gerente do contrato e de engenharia de serviços da Cesan, Luciano Auriemma.

Ainda segundo Auriemma, esses dois municípios vão funcionar como pilotos para que futuramente outros sistemas produtores possam também ser automatizados ao longo do tempo. Até sexta-feira (16), seis técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) estão no Espírito Santo fazendo levantamento de dados cadastrais, de campo e estudo de tratabilidade das águas dos sistemas contratados para traçar um diagnóstico.

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) assinou contrato de prestação de serviços com a Sabesp no ano passado com o objetivo de transferir a tecnologia e o licenciamento do software Aqualog desenvolvido pela empresa paulista para a automação dos sistemas produtores de água tratada de Viana e Nova Venécia. O acordo é o primeiro fechado pela Sabesp com uma concessionária estadual.

O contrato foi dividido em duas etapas. A primeira está em execução com duração de três meses e prevê a realização de diagnóstico, concepção e o desenvolvimento do projeto para a implantação da tecnologia desenvolvida pela Sabesp.
Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 351 mil. Já a segunda fase terá duração de sete meses e envolve a instalação dos equipamentos, pré-operação e treinamento dos funcionários da Cesan.

Aqualog

O Aqualog é uma tecnologia desenvolvida pela Sabesp que permite que as operações dos sistemas de produção de água alcancem a máxima eficiência possível, gerando menores custos operacionais e garantindo maior confiabilidade e segurança.
O software supervisiona, monitora e controla, automaticamente, válvulas, dosadoras de produtos químicos, níveis de reservatórios e outros equipamentos. Também disponibiliza tabelas e gráficos, ferramentas essenciais de gerenciamento.

Por ser um produto único no mercado, o contrato pôde ser fechado sem necessidade de licitação. A Sabesp possui certificados da Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), ligado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atestam ser a companhia a única a possuir esta tecnologia e a sua propriedade.

FONTE:
Informações à imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
Almir Casagrande
comunica@cesan.com.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br