Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de janeiro de 2009

PROJETO "LIXO NA REDE" SERÁ LANÇADO EM UBATUBA (SP)


Lixo tirado do mar dará direito a vale-diesel


Folha de S. Paulo - 30/01/2009

Projeto da Secretaria do Meio Ambiente será desenvolvido com pescadores de Ubatuba (litoral norte)

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo anunciou o lançamento, na próxima semana, de um projeto que vai oferecer vale-combustível a pescadores que entregarem o lixo recolhido do mar por suas redes.

Cada quilo de lixo retirado do mar, segundo a secretaria, poderá ser trocado pelos pescadores por um vale que dará direito a um litro de diesel. Os vales poderão ser trocados em postos da Petrobras, parceira da Secretaria de Estado do Meio Ambiente no projeto Lixo na Rede.
Segundo a secretaria, os pescadores vão passar por capacitação para desenvolver o trabalho. Cada embarcação receberá dez sacos reaproveitáveis com capacidade para cem litros, onde os resíduos retirados do mar deverão ser depositados.

O projeto vai começar a ser desenvolvido em Ubatuba (224 km de SP), no litoral norte do Estado. Serão três pontos para o desembarque do lixo (ilha dos Pescadores, píer do Saco da Ribeira e píer de Itaguá), onde haverá balanças para pesagem.

A assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente diz que haverá um cadastro dos pescadores que participarão.
Os resíduos serão depositados em contêineres disponibilizados pela Prefeitura de Ubatuba, responsável pela coleta diária do material, que será encaminhado a um centro de triagem e reciclagem.

O gerente da Cetesb (agência ambiental) no litoral norte e coordenador do projeto, João Carlos Milanelli, diz que a parceria com a Petrobras não é oficial e que a troca do lixo pelo vale-diesel só deve começar a ocorrer em junho. Fonte: Folha de S. Paulo

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br