Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de janeiro de 2009

SISTEMA DE ESGOTO EM CUIABÁ ENTRA EM COLAPSO COM AS CHUVAS


Problemas de esgoto afloram em Cuiabá por causa das chuvas

Redação 24HorasNews - 17/01/2009

A Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap informa que a incidência do período de chuvas também culmina com maiores problemas na área de esgotos. Essa afirmação é do engenheiro sanitarista João Batista Xavier, responsável pelo setor na Sanecap. "Normalmente, é na eclosão das chuvas que os entupimentos começam a acontecer, mobilizando intensa ação das nossas equipes".

Ele explicou que a Lei de Ocupação do Solo do estado de Mato Grosso proíbe construir sistemas de coleta de esgoto, combinado ou misto. "Onde tem sistema de coleta, é reparador absoluto, ou seja: uma rede específica só para receber esgoto".

Nas regiões sem rede (separador absoluto), segundo explica, a população costuma utilizar as galerias de águas pluviais como afastamento do efluente de suas fossas, o que caracteriza ligações clandestinas. "O esgoto é jogado nas galerias, ou vice-versa, com a água proveniente das chuvas sendo depositada na rede coletora de esgoto, o que causa entupimentos. Prática que contribui para a ocorrência de entupimentos, somando-se ao lançamento de resíduos sólidos nas redes".

João Xavier explica que ambos os sistemas de coleta são líquidos, não sólidos. Quando ocorre um entupimento, a Sanecap lança mão de dois tipos de mecanismos, o mecanizado e humano, dependendo do caso. "No mecanizado, é utilizado um caminhão combinado (vácuo e jato) para sugar os dejetos sólidos.
Se não surtir efeito, as equipes trabalham manualmente para a retirada dos resíduos sólidos que causam o problema". É que nem tudo pode ser sugado pelo equipamento, explica o engenheiro.

"O ideal seria que, primeiro, as pessoas atentassem para a importância de não lançar resíduos sólidos na rede de esgoto (pneus, garrafas, panos, papéis, plásticos, etc.), porque tal procedimento irá se refletir no entupimento das redes, gerando grande desconforto e prejuízos, principalmente agora, no período chuvoso, quando a tendência é de o lixo se acumular com maior proporção". Cuiabá conta com 22 córregos para suportar seu esgotamento sanitário.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br