Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de janeiro de 2009

PESCADORES CULPAM PROLAGOS PELA MORTE DE PEIXES EM ARARUAMA


Pescadores fluminenses culpam concessionária por morte de peixes na Lagoa de Araruama

Paulo Virgiliio
Repórter da Agência Brasil - 26/01/09

Rio de Janeiro - Os pescadores de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, deverão ter um encontro na próxima terça-feira (27) com diretores da Prolagos, concessionária do sistema de água e esgoto local.

Ontem (24), cerca de 100 pescadores jogaram dez toneladas de peixes mortos na porta da sede da Prolagos, num protesto contra a empresa, que, segundo os pescadores, é a responsável pela mortandade dos peixes na Lagoa de Araruama.

Em nota, a Prolagos repudiou a manifestação, que considerou “violenta” e afirmou que cumpre as normas estabelecidas no contrato de concessão, "especialmente no que se refere à operação do sistema de coleta e tratamento de esgoto".

Além do lançamento de esgotos in natura, as últimas chuvas agravaram a mortandade de peixes na Lagoa de Araruama, fonte de sustento para cerca de 2,5 mil pescadores.
A retomada da dragagem do Canal de Itajuru, na divisa com o vizinho município de Cabo Frio, é considerada pelos ambientalistas da região fundamental para acabar com o assoreamento que impede a renovação das águas da lagoa e contribui para a mortandade da fauna marinha.

A dragagem do Itajuru, única ligação da lagoa com o mar, foi interrompida no final do ano passado, quando foi concluída a primeira fase da obra, com a retirada de uma antiga adutora que limitava a passagem da água pelo canal. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a draga voltará a operar na próxima quarta-feira (28).

Durante vistoria feita na última quinta-feira (22) à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Prolagos, no município de Arraial do Cabo, o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado André do PV, constatou diversas irregularidades. Segundo o parlamentar, a estação “está funcionando parcialmente e fazendo apenas o tratamento primário do esgoto”. O deputado disse que vai enviar um relatório para a prefeitura de Arraial e para a concessionária Prolagos relatando as condições da estação de tratamento.
Fonte: Agência Brasil




INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se está sendo feito alguma coisa para ajudar os pescadores que ficaram sem poder pescar no período em que estavam morrendo estes peixes, se a Prolagos ou a Colônia dos Pescadores deu alguma ajuda de custo para estes pescadores que retiram o seu sustento da lagoa.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br