Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2009

REPRESAS DO SISTEMA PRODUTOR DE ÁGUA ALTO TIETÊ (SP) SÃO ASSUMIDAS PELA SABESP


Estação de Tratamento de Água de Taiaçupeba, na região Metropolitana de São Paulo

Sabesp assume operação das represas do Sistema Produtor Alto Tietê

Comunicação Gov. SP - 21 de Janeiro de 2009

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é agora responsável pela operação, vigilância e manutenção das cinco represas do Sistema Produtor Alto Tietê (Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba).

As represas totalizam 72,5 quilômetros quadrados de espelho d´água e estão localizadas nos municípios de Salesópolis, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano. Abastecem a Estação de Tratamento de Água (ETA) Taiaçupeba, da Sabesp, cuja produção de água é de 10 metros cúbicos por segundo.

As barragens e todo o sistema de interligação estavam sob a responsabilidade do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e estão sendo transferidos para a Sabesp devido a uma negociação de acerto de dívidas. O patrimônio está avaliado em cerca de R$ 670 milhões.

Na última sexta-feira, 16, foi formalizada a transferência da operação para a Sabesp e, posteriormente, será transferido o patrimônio, que depende ainda de um processo de regularização das áreas pelo DAEE.

Antes da formalização ocorrida sexta-feira, o DAEE efetuava as manobras operacionais, tais como fechar as comportas nos dias de chuva para aumentar o nível dos reservatórios e, consequentemente, acumular mais água para tratamento e distribuição à população.

Será possível implementar no entorno dessas represas a mesma forma de gestão atualmente usada no entorno das represas do Sistema Produtor Cantareira, que recebe monitoramento constante para evitar ocupações desordenadas, assoreamento, entre outras ocorrências danosas aos mananciais.

Da Sabesp

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Temos observado uma transformação acentuada na vazão do Tietê, mesmo nesta época de chuvas, aqui na região de Mogi das Cruzes e com a redução das águas o rio esta sendo tomado em todo o seu leito, por Aguapés. Alguma coisa extranha está acontecendo, será que para atender a demanda no fornecimento de água não se está sacrificando nosso rio? Gostaria de saber quem controla e quem fiscaliza os desvios das águas para os reservatórios.

    ResponderExcluir
  2. Equipe SOS Rios Br05 maio, 2009 23:38

    Como explica o artigo acima a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é agora responsável pela operação, vigilância e manutenção das cinco represas do Sistema Produtor Alto Tietê.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br