Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2009

EXCESSO DE ÁGUA: RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO ESTÁ LIBERANDO 2,7 MIL M3/S DE ÁGUA


A POPULAÇÃO A JUSANTE PODE ENFRENTAR GRAVES INUNDAÇÕES?

Acompanhe o nível do reservatório de Sobradinho, no rio São Francisco

Uma vazão de 4000m³/s de água liberada pode afetar algumas áreas do São Francisco, como o Balneário da Ilha do Rodeador, em Juazeiro (BA).

Se em 22/04 o volume útil do reservatório de Sobradinho (BA), no rio São Francisco, era de 96,82%, ontem, dia 23, o número subiu para 97,68%.

Dado o grande volume de água, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), agente responsável pelas operações em Sobradinho, adotará a partir desta sexta-feira, 24/04, uma vazão de defluência (água liberada) do reservatório da ordem de 2,7 mil metros cúbicos por segundo.

Este valor será aumentado gradativamente* até 29/04, quando chegará a 4000m³/s. A Agência Nacional de Águas (ANA) tem se articulado com a Chesf para acompanhar as operações em Sobradinho neste período de aumento de defluência.


Lago de Sobradinho no Rio São Francisco

O reservatório de Sobradinho é o maior lago artificial do mundo, com mais de 4 mil km² de superfície. Além de regular o volume do Rio São Francisco, Sobradinho também gera energia elétrica. A usina da CHESF possui seis turbinas com uma capacidade total superior a 1 GW.

Uma vazão de 4000m³/s de água liberada pode afetar algumas áreas do São Francisco, como o Balneário da Ilha do Rodeador, em Juazeiro (BA).

Sabendo disso, a ANA enviou ofício informando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e as secretarias estaduais de recursos hídricos de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe sobre o acontecimento em Sobradinho.

O reservatório localiza-se a aproximadamente 40 quilômetros a montante (rio acima) de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A vazão defluente máxima autorizada para Sobradinho é de 8000m³/s.

*Data / Vazão de defluência de Sobradinho (Fonte: Chesf)

24/04 – 2700m³/s
25/04 – 2700m³/s
26/04 – 2700m³/s
27/04 – 3000m³/s
28/04 – 3500m³/s
29/04 – 4000m³/s

Gráfico do volume útil de Sobradinho

Data: 24 de abril de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br