Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2009

SECA PREOCUPA O RS HÁ MUITO TEMPO - 101 CIDADES EM EMERGÊNCIA

Em 2008 o RS já realizava Seminário contra a seca e desertificação naquele estado


Seca deixa 101 cidades em estado de emergência no RS

O Rio Grande do Sul tem 101 municípios em estado de emergência em razão da estiagem.



Segundo a Defesa Civil Estadual, 89 municípios já decretarem situação de emergência neste ano e outros 12 renovarem o decreto de 2008.


As regiões mais afetadas são o norte e o nordeste do Estado. De acordo com o órgão, as três últimas cidades a decretarem emergência foram Tupanciretã, Ibiraiaras e Horizontina.


As últimas a prorrogarem o decreto foram Planalto, Porto Lucena, Marcelino Ramos e Alpestre.

Com o registro de perdas nas lavouras de verão e na produção de leite, principalmente na zona rural, o governo do Estado anunciou a formação de uma força-tarefa para auxiliar as cidades mais afetadas.



Segundo a Defesa Civil, estão sendo abertas e construídas cisternas, poços artesianos e pequenos açudes para o consumo animal e irrigação de lavouras.



Por causa da seca, já foram distribuídos cestas básicas, filtros d''água, mosquiteiros, kits de limpeza, kits de cama e banho, telhas e 5,5 mil litros de água mineral.



(Fonte: Fabiana Marchezi/ Estadão Online/Noticias Ambiente Brasil

Microaçudes vão aliviar os efeitos da seca no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul vai construir microaçudes para combater a seca nos municípios atingidos pela estiagem no estado.
A informação é da governadora Yeda Crusius (PSDB) que na quinta-feira (15) visitou Nonoai, município que enfrenta problema de falta d'água.

De acordo com a Defesa Civil estadual, 72 cidades estão em situação de emergência e mais de 110 mil pessoas sofrem os efeitos da falta de água e altas temperaturas.Uma equipe da Secretaria de Irrigação e Usos Múltiplos da Água do Rio Grande do Sul iniciou na última segunda-feira (12) um roteiro de visitas aos municípios que firmaram convênios para o repasse de recursos para construção dos microaçudes.

Segundo o governo do estado, além dos representantes da Secretaria, prefeitos, secretários municipais de Agricultura, técnicos da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e agricultores vão inspecionar as obras.A governadora Yeda Crusius disse que a construção dos microaçudes, além de combater a seca, vai irrigar terras agricultáveis.”Estamos fazendo as barragens dos rios para fins de irrigação. Irrigação, para nós, é a redenção do Rio Grande do Sul.

Se o agronegócio vai bem, o estado vai bem e o Brasil também vai bem", afirmou.De acordo com a Secretaria de Irrigação, o estado está investindo R$ 5 milhões nas obras e terá, até o fim de fevereiro, mais de 500 microaçudes.

O órgão também informou que a construção de microaçudes e cisternas faz parte da primeira fase do programa estadual de irrigação. A segunda etapa consiste na seleção de projetos desenvolvidos por técnicos da Emater.Segundo o assistente técnico estadual em irrigação da Emater, José Enoir Daniel, esses projetos têm o objetivo de motivar e levar conhecimento aos agricultores. “Eles precisam conhecer as vantagens da reservação de água”, disse.

Ele informou que, no ano passado, 400 mil técnicos da Emater foram capacitado para trabalhar no programa. Eles fazem o projeto de irrigação das lavouras e os agricultores compram os equipamentos necessários. Este ano, 950 agricultores serão beneficiados.De acordo com Daniel, para participar do programa, o agricultor deve, antes, ter um açude em sua propriedade. “Tendo o açude, ele está apto para receber um projeto de irrigação da Emater”, disse. (Fonte: Radiobrás)
Publicado por Ambiente Brasil em 16/01/2009


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br