Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de abril de 2009

R$ 10 MIL DE PRÊMIO PARA A MELHOR MONOGRAFIA SOBRE LIXO MARINHO


CONCURSO PARA ESCOLHA DA MELHOR MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO RELACIONADA AO TEMA LIXO MARINHO


Quarta-feira, 15 de Abril de 2009


Conheça o edital_monografia_lixo_marinho.pdf (355 KB)

O QUE É LIXO MARINHO

O lixo marinho é definido como qualquer resíduo sólido (plástico, isopor, borracha, vidro, metal, tecido, entre outros materiais) que tenha sido introduzido nos ambientes marinho ou costeiro por qualquer fonte. Do ponto de vista científico, o problema do lixo marinho vem sendo tratado como
um dos principais problemas relacionados à poluição marinha, juntamente com hidrocarbonetos de petróleo, metais traço, eutrofização, água de lastro, radionucleotídeos, entre outros.

Nas últimas décadas, conseqüências diretas da presença de lixo em ambientes marinhos e costeiros foram reportadas em todo mundo.
A ocorrência de lixo marinho foi constatada em todos os Oceanos do planeta, incluindo-se o Oceano Antártico, ainda pouco conhecido pelo homem.

No Brasil, estudos sistemáticos vem sendo devolvidos há pouco mais de uma década, mas ainda são restritos a alguns setores do litoral. Poucos pesquisadores desenvolveram grupos especificamente relacionados ao tema Lixo Marinho. Consequentemente, este ramo da Poluição marinha ainda é pouco explorado em nível de monografias de conclusão de curso de graduação.
Por outro lado, o problema da contaminação de ambientes marinhos e costeiros por Lixo Marinho aumenta proporcionalmente com o consumo de produtos descartáveis, geração de lixo, ausência de técnicas adequadas para sua eliminação e desconhecimento da sociedade em geral quanto às conseqüências da presença de Lixo Marinho no ambiente.

Assim sendo, tornam-se necessárias ações imediatas para a conscientização da sociedade, incluindo-se a Comunidade Científica, quanto a este problema.

ESTUDANTES, PARTICIPEM !

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br