Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de abril de 2009

VOCÊ JÁ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE ?


Uma boa dica de economia é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho.

Louças de molho e banho de chuveiro economizam energia e água

FolhaOnline - 13/4/2009

Fazer a limpeza da casa e a higiene pessoal podem ser sinônimos de muito desperdício de luz e água. Mas isso pode ser evitado com algumas medidas simples.

Isso é o que mostra o livro "Como Combater o Aquecimento Global", editado pela Publifolha. O título apresenta diversas idéias práticas para diminuir o gasto de energia e água no dia-a-dia, colaborando, assim, com a redução do aquecimento global.

Leia abaixo trecho retirado do livro.

Lave a louça com cuidado.


Lavar a louça à mão da maneira correta certamente consome menos energia que usar a lava-louça - especialmente se houver poucos pratos sujos. Em vez de lavar a louça em água corrente, tampe a pia ou use uma bacia. Para utilizar menos água na lavagem, instale um aerador na torneira da pia da cozinha.

Deixe as panelas incrustadas de restos em água com sabão antes de lavá-las ou de colocá-las na lava-louça - assim você vai utilizar menos água e energia para limpá-las.

Escolha uma lava-louça eficiente, do tamanho certo para seu estilo de vida. Vem aí o modelo com sensor que detecta a quantidade de sujeira da louça e ajusta a quantidade de água e energia necessárias.

Mantenha a sujeira fora de casa. Tente plantar árvores ou uma cerca viva entre sua casa e a rua - as plantas irão reter boa parte da poeira antes que ela atinja a sua casa. Use esponjas e panos reutilizáveis ou trapos em vez de toalhas de papel.

Tente usar panos de microfibra, que, quando molhados, retêm e absorvem a poeira e a sujeira, sem a necessidade de outros produtos.

Use materiais que ajam sob baixas temperaturas, como produtos para limpar o chão que não precisem de água quente.
Opte por produtos concentrados para diminuir o impacto da produção, do transporte e do empacotamento dos materiais de limpeza.


Troque a banheira pelo chuveiro

Um banho de banheira gasta em média 80 litros de água, enquanto uma chuveirada rápida de cinco minutos utiliza cerca de 30 litros. Deixe a banheira para ocasiões especiais - pingue na água algumas gotas de óleo aromático, sirva-se um copo de vinho (orgânico) e coloque música suave.

E, se puder, economize água dividindo a banheira
Tome banhos mais rápidos Se você passa muito mais do que cinco minutos no banho, logo vai gastar a mesma quantidade de água que consumiria em um banho de banheira. Controle o tempo no chuveiro.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br