Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de abril de 2009

FALANDO DE MEIO AMBIENTE COM TEATRO E MÚSICA

CIA. TREM BÃO DE TEATRO E MÚSICA - "A história Molhada" e outras

A Cia. Trem Bão de Teatro e Música é de São Caetano do Sul e existe desde 1997. A cia. já teve dois outros nomes: Grupo Andarilhos e Cia. Espaço Oficina de Teatro. Este último, foi dado devido ao espaço homônimo que existiu até 2005, ficando atualmente, sem sentido continuar sendo utilizado.

O nomeTrem Bão representa exatamente o clima atual dos trabalhos da cia e foi escolhido por alguns motivos :

Esta expressão popular mineira é dita quando algo é realmente bom;

O diretor Camilo Tostes é mineiro;

Os temas desenvolvidos são sempre do bem;

A Cia sempre teve como referência a cultura popular brasileira;

O trem representa também as freqüentes viagens da Cia.

Além do teatro, incluímos também a música, uma vez que ela está presente em todos espetáculos, e, de tempos para cá, passamos também a criar espetáculos totalmente musicais com elementos do teatro.

Os pontos fortes do trabalho são: o improviso, o resgate da cultura popular brasileira, a interação com o público, a música executada ao vivo, o respeito à inteligência infantil, o dinamismo das encenações, o reaproveitamento de materiais e a pesquisa caprichosa dos temas desenvolvidos. Tudo isso somado proporciona espetáculos de grande qualidade.


A chuva - do espetáculo "A história molhada 2"

Como é o trabalho


O trabalho da Cia. Trem Bão começa com o diretor Camilo Tostes que é também o criador dos espetáculos. De posse do tema a ser desenvolvido, Camilo parte para uma pesquisa intensa utilizando fontes diversas como: internet, livros, audio e vídeo. Quando possível, a pesquisa de campo também é utilizada. Caso por exemplo, da criação do show "Zé da Paraíba", em que o artista resolveu conhecer as origens de Jackson do Pandeiro, visitando as cidades: Alagoa Grande, Campina Grande e João Pessoa.

Após a pesquisa e às vezes durante, um roteiro vai sendo elaborado e, a partir dele, os atores também pesquisam e começam a improvisar as cenas. Não existe em nosso trabalho um texto pronto. Este vai se formando na medida em que os improvisos vão acontecendo. Desta maneira, um espetáculo nunca é totalmente igual ao outro, além de ser sempre aberto às interferências do público.

A concepção visual dos espetáculos costuma chamar a atenção pelo reaproveitamento de materiais e pela profusão de cores. No espetáculo "História Molhada" por exemplo, este reaproveitamento pode ser observado em sua plenitude devido ao tema abordado.

A direção busca nas encenações um ritmo bem dinâmico, com textos vibrantes, mudanças rápidas de cena e é claro, muita música.

As montagens da Cia. Trem Bão possuem cenários simples, de fácil adaptação aos mais variados espaços, permitindo assim, que o trabalho esteja sempre circulando.

Focos dos Trabalhos:

Conscientização ecológica;

Preservação do meio ambiente;

Preservação da água;

Ciclo da água;

Noções sobre poluentes;

Reciclagem;

Aquecimento global;

Sustentabilidade;

Formação das nuvens;

Doenças de veiculação hídrica;

Esgotamento Sanitário;

Processo do Tratamento do esgoto;

Problemas causados pela má destinação do lixo.

Apresentações realizadas na área de meio ambiente - Clique

CONHEÇA MAIS E SAIBA DETALHES SOBRE O GRUPO - Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br