Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2009

ILHA BELA (LITORAL NORTE PAULISTA) - ESGOTO CONTAMINA APA


Ilha Bela - Praia do Centro - litoral norte de SP

22/4/2009

Área de proteção ambiental está sendo contaminada pelo esgoto em Ilhabela

www.vnews.com.br

A fossa coletiva foi construída pela prefeitura no bairro Barra Velha. O sistema não comporta mais a quantidade de esgoto que recebe.
Uma área de proteção ambiental de Ilhabela, que deveria ser preservada, está sendo contaminada pela emissão de esgoto. Os moradores já reclamaram para a prefeitura, que espera resolver o problema quando a Sabesp concluir a rede coletora, só em 2011.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda A fossa coletiva foi construída pela prefeitura no bairro Barra Velha. O sistema não comporta mais a quantidade de esgoto que recebe. Os dejetos escorrem pelas paredes de concreto e pelas bordas e caem em um riacho, que está em uma área que deveria ser preservada. Além do mal cheiro, o vazamento de esgoto traz outros incômodos como ratos, aranhas e baratas.

Os moradores dizem que já reclamaram para a prefeitura, mas nada foi feito. “Eles falaram que a gente tinha que ir à Vigilância Sanitária, a gente foi e falaram que não poderia autuar, porque seria fossa da prefeitura”, disse o ajudante de obras, Gilmar de Souza.

A secretária de obras, Kátia Kornetoff, diz que a prefeitura não tem um departamento responsável pela limpeza de fossas. "Um dos grandes problemas do nosso município é de saneamento. Eu acho que a prefeitura deveria desenvolver uma equipe pra fazer a manutenção dos sistemas. Nós vamos ter que encontrar uma solução”, explicou.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Apenas 4% da população de Ilhabela é atendida pela rede coletora de esgoto. O restante utiliza fossas, que acabam contaminando o lençol freático e consequentemente os rios e o mar. “Estima-se hoje que 90% do lençol freático de frente para o canal de São Sebastião está contaminado”, disse o ambientalista Antônio Lopes.

O prazo para a Sabesp concluir a rede coletora de esgoto na cidade termina em 2011. Segundo a prefeitura, o sistema vai atender 60% da população. “Nos casos que topograficamente é inviável que a Sabesp atenda por questões de distância, vai ser necessário estabelecer sistemas individuais para atender às comunidades”, disse a secretária de obras.
“Vai resolver em parte. Resta saber se não será necessária uma estação de tratamento, porque esse esgoto vai ser lançado in natura no canal de São Sebastião”, disse o ambientalista.

Fonte: Vnews - Site Tratamento de Água

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. É impressionante o descaso e incompetência da prefeitura de Ilhabela!!! Muita me alegra em ver que outras pessoas vêem e não se calam diante da violência que vem sendo cometida contra este patrimônio natural. Mas a contaminação das águas da Ilha vai muito além da faixa da Barra Velha ou das águas do Perequê, que hoje mais parece um esgoto a céu aberto...ao invés de prevenir, a prefeitura incentiva uma urbanização (que eu chamo de favelização), promovida por vereadores corruptos, que permitem a formação de aglomerados de barracos e casas a beira de muitas das cachoeiras da Ilha. Precisamos lutar contra isso, e é urgente. Ótima matéria.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br