Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2009

CHUVAS NO PIAUÍ - BARRAGEM ROMPE E DEIXA 04 MORTOS

Do Portal G1

Dois mil são levados para dez abrigos após rompimento de barragem no Piauí

Quatro morreram na inundação, segundo Defesa Civil.
Outras 80 pessoas ficaram feridas e pelo menos 11 estão desaparecidas.

Do G1, em São Paulo

Defesa Civil informou nesta quinta-feira (28) que mais de 2,9 mil pessoas foram afetadas pelo rompimento da Barragem de Algodões, em Cocal (PI). A parede da barragem rompeu na noite de quarta-feira (27).
Quatro pessoas morreram por causa da inundação. Segundo a Defesa Civil, 80 pessoas ficaram feridas e pelo menos 11 permanecem desaparecidas. Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas por vítimas na região.

Clique e veja o vídeo

saiba mais
Sobe para quatro número de mortos em rompimento de barragem no Piauí
Chega a três número de mortos em rompimento de barragem no Piauí
Adolescente morre em rompimento de barragem no Piauí
Rompimento de barragem deixa pelo menos 500 famílias fora de casa
Moradores do PI ficam isolados após rompimento de barragem
Água abre vala entre placa de contenção e parede de barragem no Piauí

Dez abrigos, inclusive igrejas, são usados para acomodar 2 mil desabrigados. Outras 953 pessoas estão desalojadas. Pelo menos 120 casas foram destruídas, segundo a Defesa Civil.
Na sexta-feira (29) mais três helicópteros chegarão a Cocal para reforçar as buscas e ajudar no resgate e transportes das pessoas.

Levantamento de prejuízos
Uma equipe de técnicos da Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR) será enviada para a região na sexta-feira (29) para fazer um levantamento sobre os prejuízos provocados pelo rompimento da barragem. O objetivo é definir ações que possam recuperar parte da estrutura destruída pela água.

A coordenadoria contará com a ajuda da Defesa Civil e outros órgãos.
"Vamos fazer um levantamento na zona rural e urbana das perdas na área de energia elétrica e abastecimento de água, bem como pequenas barragens, casas e os prejuízos provocados principalmente nas pequenas propriedades rurais, que geralmente são a única fonte de renda de várias famílias", disse o coordenador geral do PCPR, Fernando Danda.

Atendimento às vítimas
A Defesa Civil está fornecendo cestas básicas, lençóis, medicamentos, colchonetes, filtros e água potável para a população que ficou desabrigada e desalojada após o rompimento da barragem. Segundo o diretor do órgão, Jorgenei Moraes, as famílias estão sendo removidas para abrigos e cadastradas. “Também estão no local técnicos da Defesa Civil nacional que avaliam a situação da barragem.

Nenhuma família deixará de ser atendida”, diz. O tráfego nas estradas da região já foi liberado, mas os motoristas precisam ficar atentos em trechos da BR-343 . O secretário de Saúde, Assis Carvalho, afirmou que o atendimento à saúde da população foi reforçado com o envio de 50 mil unidades de medicamentos, médicos e enfermeiros. O plantão nos hospitais de cidades próximas também foi dobrado para o atendimento de vítimas. Portal G1 - Brasil Notícias

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br