Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2009

SEDEC ALERTA SOBRE FORTES CHUVAS NA PARAÍBA

Região Nordeste volta a sofrer com fortes chuvas

Mais água: Defesa emite alerta à PB sobre excesso de chuva nas próximas 24h


O Estadão - 25.05.2009

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte à defesa civil da Paraíba e mais 15 estados, sete deles localizados na região nordeste. De acordo com as previsões, até terça-feira, 26, áreas de instabilidade tropicais voltam a provocar pancadas de chuva no litoral e leste da Paraíba

Estas mesmas áreas de instabilidade tropicais ainda provocam chuva no centro-norte do Maranhão, centro-norte Piauí, centro-norte Ceará, no Rio Grande do Norte, nas regiões do litoral e do leste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente nas regiões do litoral e leste de Alagoas e de Sergipe.

Os Estados de Roraima, Pará, Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina desperta também a preocupação da Sedec.

A atuação de áreas de instabilidade forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em Santa Catarina, no Paraná, no sul de São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, particularmente no centro-leste e norte do Paraná.


A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.


Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do Amazonas e Roraima são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).


O alerta preventivo emitido para SC é baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Inmet e do Cptec.

Da Redação Ministério da Integração Nacional

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br