Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de maio de 2009

TEMPORADA DE QUEIMADAS NO PANTANAL (MS) JÁ REGISTROU QUASE MIL FOCOS DE CALOR

Exército e Marinha vão ajudar bombeiros a combater incêndio

Queimadas fazem fogo se alastrar pelo Pantanal de MS

Mais de 60 mil hectares de vegetação nativa foram destruídos desde o início da temporada de queimadas no Pantanal. O levantamento foi divulgado pela superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul, que atribui o cenário a uma combinação de seca intensa com a ação do homem.
"Num ambiente com grande quantidade de vegetação seca, qualquer manejo de pasto com fogo ou mesmo um pequena fogueira de um pescador podem desencadear um incêndio e esse fogo se alastrar pelo Pantanal", diz o superintendente regional, David Lourenço.
Somente em maio, 374 focos de queimadas foram registrados na região de Corumbá (440 km de Campo Grande), considerada o epicentro do problema. O numero representa um aumento de 712% em relação aos registros no mesmo mês em 2008 (50).
De janeiro a maio, Mato Grosso do Sul já contabiliza 980 focos de calor, o equivalente a 65% do acumulado em todo o ano passado. "Desse total, 80% foram na região de Corumbá, o que, nesta época do ano, é uma situação atípica", afirma Márcio Yule, coordenador do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Ibama).
Segundo a Embrapa Pantanal, o nível do rio Paraguai deverá atingir em maio a terceira cota mais baixa para o período nos últimos 35 anos. A falta de chuvas, diz Yule, antecipou a abertura de acessos por terra ao Pantanal e, por sua vez, o calendário das atividades humanas.
Focos de incêndio foram registrados em áreas de pastagens nativas à beira do rio Paraguai --o fogo é usado para a limpeza, renovação e abertura de áreas para o gado. \"Há também o caso dos extrativistas de mel silvestre, que se utilizam do fogo para afugentar as abelhas\", diz Yule. Ontem, em Corumbá, uma chuva ajudou a extinguir as frentes de fogo que se alastravam nas proximidades da zona urbana.
A água também serviu para amenizar o desconforto vivido pelos moradores da cidade, que nos últimos dias tiveram de se habituar à fumaça e às cinzas no ar. Segundo o Ibama, a operação de emergência montada para combater os focos --que inclui helicóptero e 24 homens do Corpo de Bombeiros-- será ampliada com a criação de uma brigada municipal de incêndio, que terá a participação do Exército e da Marinha. Fonte: Folha ONline (Rodrigo Vargas)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br