Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de maio de 2009

PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2009 - INSCRIÇÕES ABERTAS


Inscrições para prêmios sociais encerram dia 7

Brasil agora é o único país da AL que tem, em nível nacional, o Prêmio Empreendedor Social;
Folha de S.Paulo lança Prêmio Empreendedor Social de Futuro, para revelar projetos jovens

CÁSSIO AOQUI
PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
DA FOLHA DE S.PAULO

Estão abertas até 7 de junho as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social 2009, concurso promovido pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab e que tem como objetivo identificar e promover líderes sociais de todo o país que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade ou em áreas como ambiente, educação, infância e saúde.

A partir deste ano, o Brasil será o único país latino-americano a ter, em nível nacional, o Prêmio Empreendedor Social. De acordo com Klaus Schwab, criador da fundação, as dimensões continentais do Brasil justificam a manutenção do prêmio em separado. Desde 2005, o Prêmio Empreendedor Social contabilizou 973 inscrições. Hoje é recordista mundial. Só no ano passado, foram 345 inscritos de 24 Estados mais o Distrito Federal _mais do que Índia, Estados Unidos e China, se somados os totais de candidatos na primeira fase.

Também em 2009 a Fundação Schwab implementará uma plataforma de comunicação que permitirá aos empreendedores sociais selecionados em todo o planeta permanecer em contato constante. Outra novidade revelada por Schwab, que também é fundador do Fórum Econômico Mundial, organização que reúne líderes dos setores público e privado em eventos ao redor do mundo, é a maior participação de empreendedores sociais nas reuniões da organização, dentro do contexto por ele identificado como "redesenho global".

"A crise atual é transformadora, o que nos obriga a deixar nossos velhos valores. Meu receio é que estejamos concentrando muita energia em temas econômicos e deixando outros importantes assuntos de fora. E este é o momento de olhar para todos os temas, de uma forma sistêmica. Quero que os empreendedores sociais sejam parte de todo esse processo.’’

Além de visibilidade na mídia, todos os finalistas terão seus perfis publicados pela Folha de S.Paulo (em caderno especial em edição nacional) e neste site, o vencedor fará parte da rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab.

Entre os benefícios especiais a que terá direito, destacam-se serviços de consultoria internacional gratuitos e bolsas de estudo para cursos de ensino executivo em instituições de primeira linha, como Harvard Business School, Insead e Universidade de Stanford.

Também será convidado a participar da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, previsto para acontecer em abril de 2010. Dependendo do perfil do vencedor, poderá ainda fazer parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça; da comunidade global de empreendedores sociais no Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial; e da organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.

A partir deste ano, algumas das oportunidades de bolsa de estudo ofertadas por intermédio da Fundação Schwab serão estendidas também para o segundo e o terceiro colocados.

Em 2008, o vencedor do Prêmio Empreendedor Social foi o advogado André Albuquerque, 42, fundador da Terra Nova, em Curitiba (PR) , primeira empresa social do país na área de regularização fundiária sustentável e reassentamento humano. Em segundo lugar ficou o teólogo e líder comunitário Joaquim de Melo Neto, do Instituto Palmas, em Fortaleza (CE). E, em terceiro, a psicóloga Raquel Barros, da Lua Nova , em Sorocaba (SP).

Nos anos anteriores, os ganhadores foram: Tião Rocha, do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento)-Belo Horizonte (MG), em 2007; Fábio Bibancos, da Turma do Bem - São Paulo (SP), em 2006; e Eugenio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria - Santarém (PA), em 2005.

A Fundação Schwab de Empreendedorismo Social é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998 por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde, com o propósito de promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade.

Presente em todos os continentes, a organização já selecionou 153 líderes de 139 organizações em 44 países para a sua rede social. A fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça, sendo que sua sede fica em Cologny-Genebra.

Folha premia projetos ino­vadores

Neste ano, paralelamente ao Prêmio Empreendedor Social, que tem como foco identificar empreendimentos consolidados há mais de três anos, será realizado o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

Iniciativa exclusiva da Folha de S.Paulo e apoiada pela Fundação Schwab, esse concurso tem como objetivo destacar um líder social que esteja há pelo menos um ano e há no máximo três à frente de uma iniciativa inovadora e que necessite de visibilidade para alcançar sustentabilidade e expandir seu impacto social no Brasil e no exterior.

A meta é revelar projetos jovens, mas com potencial comprovado em termos de inovação, replicabilidade e eficácia social.

As inscrições para o Empreendedor Social de Futuro já estão abertas e deverão ser feitas no mesmo formulário do Empreendedor Social 2009.

O vencedor receberá, gratuitamente, em 2010, uma consultoria de gestão por dez dias da sitawi (organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social) e uma bolsa de estudos integral para cursar o MBA Gestão e Empreendedorismo Social, do Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração).
Enviado pelo colaborador: Prof. Wiliam Saad Abdulnur (wabdulnur@hotmail.com) - Taubaté -SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br