Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de maio de 2009

WWF QUER CRIAR ÓRGÃO DE CERTIFICAÇÃO PARA A AQUICULTURA INDUSTRIAL INSUSTENTÁVEL

Salve a Selva

Forte protesto contra os planos do WWF de certificar a aqüicultura industrial insustentável

http://www.salveaselva.org - Eco Debate - 22/05/2009

O rápido aumento na demanda global de camarões e salmão cultivado baratos, tem causado vasta degradação das zonas úmidas de mangues e outros ecossistemas costeiros e decorrentes perdas na biodiversidade. Essas perdas também têm destruído meios de vida entre as comunidades locais e povos indígenas em várias nações do Sul global.

Sem mudar o padrão de consumo-comercialização-consumo, o World Wildlife Fund (WWF) planeja criar um órgão de certificação para a produção industrial de camarões e salmão, que somente “esverdearia” a aqüicultura industrial insustentável.

Mais de 70 grupos de direitos humanos e ambientais do mundo inteiro têm exprimido sua indignação a respeito do lançamento planejado do Conselho de Manejo Aqüícola do World Wildlife Fund, em uma carta enviada hoje aos principais membros do WWF, que é transcrita a seguir:

“Carta ao WWF de 70 Redes de ONG Internacionais, Organizações e Pessoas que se Opõem à Formação do Conselho de Manejo Aqüícola

Os que subscrevem, organizações não governamentais (ONGs) e pessoas do mundo inteiro estão profundamente preocupadas pelas intenções do World Wildlife Fund (WWF) de formar o Conselho de Manejo Aqüícola (ASC). A forte oposição a esse último entre muitas iniciativas de certificação recentes se baseia em nossos anos de experiência coletiva no trabalho para contra-arrestar os efeitos negativos da aqüicultura industrial de camarões, salmão e outras espécies marinas carnívoras de peixes.
Vemos o ASC como mais outra tentativa de uma Grande ONG Internacional de formular alguns planos mal concebidos para remediar os problemas da aqüicultura industrial insustentável. Esses tipos de recursos imperfeitos não envolvem as comunidades locais e movimentos populares no processo de definir os passos a serem dados, excluindo assim as pessoas mais atingidas por esses assaltos contínuos das indústrias à saúde dos oceanos e à integridade costeira.

As tentativas atuais pelo WWF e outros pretendidos certificadores não são apoiadas pelas comunidades locais e povos indígenas, a rede global de ONGs, os acadêmicos e os cidadãos que ainda estão exigindo uma moratória à maior expansão dessas indústrias socialmente perturbadoras e ecologicamente destrutivas.

Tendo ganhado um melhor entendimento do mecanismo proposto para desenvolver standards globais para a aqüicultura industrial, nós, ONGs e representantes de redes regionais de ONG e organizações da Ásia, América Latina, África, Europa e América do Norte devemos continuar adotando uma forte posição contra esses diferentes esquemas de certificação. Achamos que essas tentativas de certificação são guiadas por financiadores e pela indústria e não permitem que a maioria dos atores envolvidos –comunidades locais e povos indígenas- contribuam significativamente neste chamado processo de “diálogo” e estabelecimento de padrões.

Os padrões propostos que definirá o Conselho de Manejo Aqüícola parecem estar baseados em grande medida no apoio a insustentáveis sistemas de produção aqüícola de capacidade aberta, seja para camarões, salmão ou outras espécies de peixes e não em enfoques de produção fechados mais sustentáveis, indicando que o processo do ASC proposto aponta para uma direção inapropriada e ambientalmente perigosa.

Exigimos que o WWF detenha essa iniciativa de formar o ASC e imediatamente inicie diálogos reais e significativos com as comunidades atingidas, não apenas com a indústria e umas poucas ONGs e acadêmicos. Ainda há grande necessidade de standards sociais estritos e baseados nos direitos, não apenas ajustes ambientais e técnicos iniciados em nível do cultivo aqüicola.
Esse componente vital dos diálogos com as comunidades locais e os povos indígenas ainda está faltando e suas vozes ainda não são ouvidas dentro desses círculos de elite que agora estão tentando formar o ASC. Os que subscrevem agora se unem para afirmar fortemente sua oposição ao processo do ASC:

(Seguem assinaturas e carta em inglês: http://www.wrm.org.uy/deforestation/mangroves/aquaculturecertification.pdf)

Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais
wrm@wrm.org.uy
http://www.wrm.org.uy

* Manifesto enviado por Norbert Suchanek, Rio de Janeiro.
Correspondente e Jornalista de Ciência e Ecologia, colaborador e articulista do EcoDebate.
http://www.salveaselva.org//

[EcoDebate, 22/05/2009]

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br